Saiba como acontece o processo da destilação atmosférica

A destilação atmosférica tem por finalidade separar os subprodutos do petróleo, de acordo com os seus respectivos pontos de ebulição. O petróleo é aquecido em um forno a ± 370ºC e levado a uma torre, sob forma de gás e líquido, onde seus subprodutos são separados. A torre de destilação ou fracionamento atmosférica é composta por uma série de bandejas (ou pratos) onde existem as válvulas de borbulhamento. A parte líquida, ou condensada, desce e é retirada pelo fundo. A gasosa tende a subir. Isto ocorre porque a temperatura dentro da torre é mais alta no fundo, decrescendo à medida que se aproxima do topo. Cada bandeja possui uma temperatura diferente, e ali se condensam os hidrocarbonetos cujos pontos de ebulição (ou de condensação) forem inferiores à temperatura da bandeja. Os gases, subindo na torre, ajudados pelo vapor que também é injetado, passam através dos copos e borbulham no líquido ali condensado. Se o seu ponto de ebulição for inferior à temperatura do líquido, eles se condensam e permanecem na bandeja.

Entretanto, se seu ponto de ebulição for superior, eles permanecem sob forma gasosa, continuam subindo, e passam pelas bandejas seguintes, até encontrarem a temperatura necessária para se condensarem. As bandejas possuem um retorno (refluxo) para a bandeja imediatamente inferior. Isto é necessário para que os hidrocarbonetos que deveriam ficar na bandeja inferior, e foram arrastados para cima, retornem ao seu devido lugar. Os hidrocarbonetos que desceram, mas que deveriam ficar na bandeja superior, ao atingirem a bandeja abaixo, cuja temperatura é maior que o ponto de ebulição, se torna gases novamente, e sobem para a bandeja de origem. As bandejas são mantidas a uma temperatura constante, e de algumas delas são, então, retiradas as frações desejadas.

Como o controle de fracionamento dos produtos é realizado nas bandejas, se torna necessária uma maior confiabilidade operacional, visto que o rendimento de um processo de destilação é diretamente dependente delas.

Por Alexandre Guimarães, fonte: Nicomex

1 comentários:

Anônimo disse...

faltou só dizer o que se extrai nesse processo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir