Advogados discutem influência da nova estatal do pré-sal na ANP

RIO - O advogado constitucionalista Gustavo Binenbojm previu que a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do setor petrolífero nacional, tenderá a perder poder com a criação da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A., a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Para o especialista, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da FGV (Fundação Getulio Vargas), as mudanças que estão sendo feitas na legislação que criou e normatiza a ANP podem significar uma "maior politização" da agência, por meio de "interferências políticas na gestão dos contratos da camada pré-sal".

"A regulação altamente politizada pode comprometer a independência, o caráter técnico da gestão. Há que se esclarecer melhor o papel dessa empresa. A ANP, até segunda ordem, é um regulador independente", disse Binembojm, para quem "o modelo atual presta serviços relevantes ao país" e que, caso a situação da economia mundial se agrave nos próximos anos, "a sociedade brasileira pode ser obrigada a pagar essa conta" mais adiante.

Também participante do painel, o coordenador acadêmico da Consultoria Jurídica do Ministério das Minas e Energia, Fabriccio Steindorfer, sustentou não haver dúvidas quanto às funções da PPSA e que, com o passar do tempo, as dúvidas hoje em discussão estarão esclarecidas. "A PPSA é a União nos contratos [de concessão e de partilha]", disse ele, que vê na criação da nova empresa governamental uma forma de o poder público manter sob controle as camadas petrolíferas do pré-sal. Estiveram presentes no painel que discutiu, na Rio Oil & Gás, os aspectos jurídicos do pré-sal, Tim Martin, do Instituto de Arbitragem Internacional, e David Johnston, sócio da Daniel Johnston & Co. O encontro foi mediado por Tiago Macedo, procurador-geral da ANP.

Fonte: DCI/PanoramaBrasil

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir