FISCALIZAÇÃO POR QUEIMA DE GÁS NATURAL SERÁ AUMENTADA PELA ANP

Em coletiva realizada nesta quinta-feira, último dia da 15ª edição da Rio Oil & Gas, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apresentou dados referentes à produção do mercado em agosto, e divulgou que passará a disponibilizar esses números mensalmente. A agência sinalizou que irá apertar a fiscalização com relação à queima de gás no país. Atualmente, a agência permite uma perda de 3% desse recurso natural, mas concede autorização para empresas que ultrapassam esse limite.

Segundo o diretor da ANP, Victor Martins, estão sendo implantadas ações para reduzir a queima de gás natural no país, com a intenção de alcançar de 95% de aproveitamento. De acordo com portaria de 2000, a autorização da agência é de 3% de queima, com 2% de margem estudada caso a caso. No entanto, intenção do órgão é, através de um termo de acordo que está sendo divulgado no setor, tornar mais rígida a fiscalização, exigindo uma adaptação gradual das operadoras até 2015. Nos dados divulgados na coletiva, a queima de agosto de 2010 totalizou 10% da produção de gás natural.

Victor Martins ressaltou, porém, que os campos em processo de Teste de Longa Duração (TLD) representam uma parcela considerável dessa perda de gás natural, o que irá diminuir consideravelmente quando entrarem em produção. Entretanto, o diretor da ANP admitiu que, com o pré-sal e o grande volume de gás produzido, a tendência é que a curva de queima torne a crescer, já que as operadoras irão precisar testar poços para saberem seu potencial real, além de não haver gasodutos para escoamento. Por enquanto, a agência, na figura do seu diretor, enfatiza a pretensão de reduzir a perda. “Estamos diminuindo (a queima de gás natural) e vamos seguir trabalhando para diminuí-la. Não estamos dispostos a continuar autorizando queima acima de 3%”, disse.

Nicomex Notícias - Redação
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir