Glicerina em campos maduros

Subproduto da produção de biodiesel a partir de oleaginosas, a glicerina já é testada pela Petrobras na ampliação do fator produção de poços maduros. O trabalho está em fase de desenvolvimento tecnológico no Cenpes. Há um projeto piloto em andamento, cuja localização, no entanto, não pode ser revelada.

Alberto Oliveira Fontes Jr., diretor de Biodiesel da Petrobras Combustíveis (Pbio) disse que o experimento integra uma série de iniciativas que visam dar destino econômico ao enorme volume de glicerina disponível nas plantas industriais em atividade. Estima-se que a disponibilidade chegue a algo em torno de pelo menos 240 milhões de litros anuais. Ou seja, 10% da atual produção brasileira de biodiesel.

“Temos um leque imenso de oportunidades de agregação de valor que vão desde a produção de vitamina B até aproveitamento como matéria prima para produtos nobres da indústria química e na fabricação de aditivos para combustíveis”, prevê.

Fontes Jr. participou nesta terça-feira, 14/9, do painel O Mercado dos Biocombustíveis, na programação da Rio Oil & Gas.

Ricardo Dornelles, diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), também participou do evento e disse que a ampliação da mistura de biodiesel, hoje em 5%, depende essencialmente da oferta de matérias primas e mais precisamente de ajustes no programa envolvendo a participação da agricultura familiar. O uso de palma, cultura mais perene e eficiente do ponto de vista energético, é uma das alternativas em estudo. “É preciso ampliar a quantidade e qualidade”, explicou.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir