Incêndio na plataforma é extinto e não há sinais de poluição


O incêndio que atingiu nesta quinta-feira uma plataforma de petróleo no Golfo do México foi extinto, e não há sinais de poluição na zona, informou a Guarda Costeira americana.

"O incêndio foi extinto, os helicópteros da Guarda Costeira estão sobre o local e os navios na região não observaram qualquer tipo de mancha visível na água", disse o comandante Peter Troedsson. "Não há sinais de vazamento, mas continuaremos investigando e vigiando a situação para ter certeza de que está tudo bem", destacou o oficial da Guarda Costeira.

Os 13 funcionários a bordo da plataforma haviam assinalado, em um primeiro momento, a existência de uma mancha de petróleo de 1,5 km de comprimento por três metros de largura, que não foi localizada pela Guarda Costeira.

A plataforma está situada 130 km ao sul de Vermilion Bay, na Louisiana, e opera em águas pouco profundas (135 m). O acidente ocorre quatro meses após a explosão e posterior naufrágio da plataforma Deepwater Horizon da BP, também situada no Golfo do México, que matou 11 pessoas e deflagrou o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Mais cedo, um porta-voz da Mariner Energy, a companhia petroleira com sede no Estado do Texas, proprietária da plataforma, também havia informado que não existia nenhum sinal visível de contaminação no mar.

"Depois de um sobrevoo inicial efetuado pelo pessoal sobre o local, nenhum vazamento de petróleo foi detectado", disse à emissora CNN o porta-voz Patrick Cassidy. Tudo "parece" sob controle "até o momento", completou.

Os 13 trabalhadores que estavam a bordo no momento do acidente abandonaram a plataforma e foram resgatados no mar. Um porta-voz da Guarda Costeira, Barry Lane, disse que não dispunha de informação sobre o estado de saúde deles, mas indicou que um homem tinha ficado ferido no incidente.

O governador de Louisiana, Bobby Jindal, disse que a companhia Mariner Energy lhe assegurou que os sete poços em atividade sobre a plataforma foram fechados.

"Estamos trabalhando com a Guarda Costeira para nos assegurar que as atividades sobre a plataforma sejam efetivamente suspensas e que nada vaze para o mar", disse Jindal. A plataforma produz em torno de 1.400 barris de petróleo e 250.000 metros cúbicos de gás por dia.

A Casa Branca disse, por sua vez, que acompanha a evolução da situação. "Continuaremos reunindo as informações. Temos os meios prontos para serem mobilizados caso recebamos a informação de algum tipo de poluição marinha", disse o porta-voz da presidência americana, Robert Gibbs.


Fonte: Terra notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir