INVESTIMENTO EM EXPLORAÇÃO OFUSCA REFINARIAS

Não há dúvidas de que o pré-sal é o grande motor do crescimento do setor petrolífero nacional, atualmente. A descoberta de reservas de petróleo em águas ultraprofundas do litoral brasileiro tem motivado uma enxurrada de investimentos locais e internacionais no país, de forma a aproveitar essas riquezas da melhor maneira possível. No entanto, a grande maioria do volume de dinheiro anunciado para o pré-sal está alocada nas atividades de exploração. Com isso, a parte de refino, que agrega valor ao óleo, acaba ficando em segundo plano.

“Hoje está se falando muito em pré-sal e tudo está visando a área de exploração. Até hoje não se comenta absolutamente nada na parte de refino. Nós temos no Brasil cinco refinarias em projetos ou com a construção em andamento, o Comperj, duas no Recife e Premium 1 e 2. Essas refinarias não estão ainda visando o pré-sal porque os investimentos ainda estão concentrados na área de exploração”, explica o diretor comercial da Thomassen Compressores do Brasil, Francisco Edgar da Silva Filho.

A observação do executivo foi feita em coletiva realizada no Rio de Janeiro, para anunciar o investimento de US$ 9 bilhões de empresas holandesas no Brasil, no período de 2007 a 2012. Segundo Francisco Edgar, esse valor, não contempla a parte posterior à exploração e produção do pré-sal, por consequência não demonstra a real importância que deveria ser dada à área de refino, nem o quanto empresas holandesas, no caso, irão investir no setor petrolífero brasileiro. Em resumo, esse número pode aumentar.

Presença no setor petroquímico nacional

Com a intenção de se instalar no Brasil, a Thomassen está em fase de estudos preparatórios para a instalação de uma unidade no país. O Brasil foi o primeiro país escolhido pela Thomassen para implantar uma unidade de fornecimento e montagem de compressores, que irá atender não só ao país, mas também ao Mercosul. Agora, a empresa planeja a melhor solução entre três opções: construção de uma unidade própria, aquisição no país ou associação com uma companhia nacional.

“No momento estamos investigando o que é melhor, mais viável e mais rápido”, diz o diretor da Thomassen. Com a vinda para o Brasil a empresa planeja também cumprir metas de conteúdo nacional, o que facilitaria a concorrência no setor de compressores, cuja demanda é garantida pelas expansões necessárias em refinarias já existentes, como Duque de Caxias (Reduc), Alberto Pasqualini (Refap) e Manaus (Reman), além da construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da refinaria Abreu e Lima (Renest) e das duas refinarias Premium que serão erguidas no Ceará e no Maranhão.

Por Matheus Franco
matheus.f@nicomexnoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir