MULHERES X ESPAÇO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

INTRODUÇAO
Quando se fala em indústria do Petróleo, talvez muitos logo associam a imagem de um cara trabalhando com perfuraçao, carregando peso e fazendo esforço. Nao é? Logo, pensar numa mulher trabalhando num ambiente deste tipo é praticamente impossivel. Mas será que isso acontece na realidade? Ou será que é um mito?

Esse é um pensamento muito pequeno, daquelas pessoas que acham que Indústria do Petróleo é só Perfuraçao, e nao é isso. A Cadeia Produtiva do Petróleo é imensa, e vai do Poço ao Posto, como costuma-se dizer. Ou seja, tem desde o trabalho de Exploraçao e Prospecçao de Petróleo, que compreende de maneira resumida, a Geologia e Geofísica, passando pela Explotaçao do Petróleo (Produçao/Extraçao), que compreende os projetos de Desenvolvimento da Produçao dos Poços já perfurados, o Refino, que é a fase pós-produçao, no qual o Petróleo é Processado e "Tratado" até terminar na Distribuiçao, através dos Postos por exemplo. Sem contar que cada fase desta tem as atividades diretamente relacionadas, que sao essas descritas, além de toda uma infra-estrutura de suporte a essas atividades, como Construçao e Montagem Industrial, Planejamento, área Financeira, Atividades Administrativas, Recursos Humanos, Hotelaria, e etc. O que aumenta e muito o mercado e as possibilidades de inserçao na indústria.


EMPREGABILIDADE DA MULHER NA INDÚSTRIA.

Uma coisa é certa, se voce é mulher e quer trabalhar com perfuraçao, é melhor rever seus conceitos. Nao existe a menor possibilidade de uma mulher trabalhar como Homem de Área por exemplo, ou seja, trabalhando diretamente na Perfuraçao (pois começa-se como Homem de Área). Nao conheço, nem nunca ouvi falar de mulheres que trabalham com isso. É uma atividade extremamente hostil, e que exige um esforço físico grande para uma mulher, o que torna praticamente impossível uma mulher conseguir uma oportunidade nessa área.

A atividades relacionadas a perfuraçao talvez sejam as mais difíceis de ver mulheres envolvidas, pois é uma atividade predominantemente de campo, como dizem. É muito mais comum ver homens desempenhando atividades de campo do que mulheres, isso é uma verdade. Quando digo aqui atividades de campo, estou me referindo a atividades diretamente relacionadas a atividade industrial, como a atividade de Perfuraçao, Manutençao, Construçao e Montagem, que é desempenhada por Engenheiros e Técnicos de Campo, que operam e fazem manutençao de equipamentos.

A Construçao e Montagem Industrial Offshore, é outro ramo da Indústria onde a presença de mulheres é muito reduzida, por ser uma atividade já tradicionalmente masculina. Nestas atividades voce encontra Soldadores, Montadores de Andaime, Eletricistas, Pintores, Escaladores Industriais, ou seja, atividades que muitas mulheres poderiam nao aguentar. Embora reduzido o numero de mulheres nesse segmento, isso nao quer dizer que nao existam. Na UTC mesmo, no Projeto que estou, trabalham 4 mulheres, 2 Inspetoras, uma de Ultrasom e outra de Solda. 1 Auxiliar Administrativa, 1 Técnica de Segurança. Da mesma forma acontece na Construçao e Montagem Onshore, embora a presença de mulheres seja um pouco maior nas atividades de campo.

Em resumo, as atividades de campo onde tem uma boa absorçao de mulheres, é na área Química, Geologia, Segurança, Medicina do Trabalho e Área de Pesquisa, trabalhando em escritórios, desenvolvendo Projetos por exemplo. A verdade é que em atividades onde exige-se um determinado esforço, contato com áreas hostis, e onde a indústria é predominantemente masculina, a presença de mulheres é menor, devido a própria natureza da mulher, assim como infelizmente, o preconceito, que muitas vezes existe.

Já as outras áreas, mais de suporte, a presença de mulheres é grande. Trabalhando na área de Planejamento, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Área Financeira, Direito, em terra. Já embarcado, tem a muitas trabalham na área de Hotelaria, como Taifeiras, Comissárias, Recepcionistas. Tem também a possibilidade de trabalhar como Rádio Operadora, que também nao tem barreira nenhuma.

COMPARANDO COM A REALIDADE.
Nada melhor do que falar mostrando a realidade. Por isso, estarei dizendo com que as mulheres aqui na Plataforma trabalham. Dessa forma, podem ter uma noçao melhor.

Como disse, na UTC, neste contrato, tem 2 Inspetoras, uma de Ultrasom e outra de Solda, 1 Técnica de Segurança (eu nao a conheci, mas soube que já embarcou aqui) e 1 Auxiliar Administrativa (essa inclusive é minha back rs). Tem muitas que trabalham como Taifeiras, Algumas Comissárias (Comissária é a chefe da Hotelaria numa embarcaçao), algumas recepcionistas, Médicas/Enfermeiras do Trabalho, uma HLO (que controlo os Pousos e Decolagens dos Helicópteros), uma Bombav (da Brigada de Incendio do Helicrew), Rádio Operadora, Oficial de Máquinas (Cuida de toda parte de Máquina do Navio Dan Swift).

Já das mulheres que trabalham mais diretamente no campo, além das que trabalham na UTC que já mencionei, tem 4 que conheci que fazem parte da Equipe do Comissionamento, que é a equipe que está preparando a Plataforma para entrar em Operaçao. As atividades mais desempenhadas por elas sao a parte de Elétrica/Instrumentaçao/Automaçao que é a maior parte do Comissionamento.

CONCLUSAO

Concluindo o artigo desta noite, o que eu quis mostrar é que existe sim espaço para mulheres na indústria, embora existam alguns setores onde a predominancia é masculina e a entrar de mulheres é reduzida, mas isso nao quer dizer que seja impossivel. Busque ver as áreas que mais gosta e tente adequa-las com o mercado. Se voce gosta da Área Técnica da Perfuraçao/Produçao e ve que nao vai encontrar oportunidade no Campo, trabalhe com Pesquisa, desenvolvendo estudos e projetos no escritório mesmo, para dar suporte a essas operaçoes. Com certeza nao ficará só no escritório, de vez em quando terá que embarcar para conhecer a área. Já se voce gosta mais dessas áreas de suporte, como Planejamento, Segurança no Trabalho e Administrativo, RH e etc, fique tranquila, é bem mais fácil de entrar.

Esse é um tema muito legal de se explorar, e com certeza outras pessoas podem contribuir também, até melhor do que eu, pois nao sou tao experiente. Caso voce queira contribuir, utilize os comentários, ou mande um e-mail.

Desejo sucesso a todas as mulheres dessa indústria, e nao desistam!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir