Peça chave para investigação de vazamento está com o FBI

Washington - Uma peça chave para determinar as causas do acidente que provocou o maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos está sob poder de agentes federais que investigam a tragédia, informou uma fonte oficial. Especialistas acreditam que o mau funcionamento da válvula de segurança (BOP, na sigla em inglês) impediu o fechamento do poço, o que evitaria o vazamento de 4,9 milhões de barris de petróleo no Golfo de México, provocado pela explosão no final de abril da plataforma 'Deepwater Horizon', da britânica BP.

A BOP foi retirada do Golfo do México e é considerada "evidência material. A peça está sob a supervisão da equipe do FBI que investiga o vazamento, anunciou em um comunicado o almirante da Guarda Costeira Thad Allen, designado pelo governo federal para coordenar as tarefas de combate à maré negra.

A investigação do FBI deve determinar o motivo da válvula de segurança, um enorme dispositivo metálico do tamanho de uma casa, não ter cumprido o papel de fechar o poço no momento da explosão da plataforma. A peça avariada foi substituída por um novo modelo.

Allen também garantiu que o poço afetado foi completamente reformado e não constitui uma ameaça. O poço foi objeto da operação 'static kill', preenchido com lodo e fechado com cimento. Agora resta a operação 'bottom kill', com a qual as autoridades pretendem evitar eventuais vazamentos 4.000 metros abaixo do leito marinho.

Fonte: Portal Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir