Poço da BP no Golfo do México não é mais uma ameaça

Washington - O poço de petróleo explorado pela companhia BP no Golfo do México, que causou a maior maré negra da história dos Estados Unidos, "não representa mais uma ameaça", informou neste sábado uma autoridade americana. "Estou muito feliz em anunciar que, graças ao novo bloco obturador instalado sobre o poço, graças ao cimento que foi colocado, o poço não representa mais uma ameaça para o Golfo do México", declarou o almirante Thad Allen, que supervisiona as operações de combate à maré negra para o governo americano.

Na sexta-feira, a BP havia retirado do poço avariado o bloco obturador defeituoso, um dispositivo do tamanho de uma casa, que não permitia conter o vazamento de cerca de 4,9 milhões de barris de petróleo bruto. Um bloco obturador novo foi instalado depois no lugar.

"Eliminamos a ameaça de que um novo vazamento pudesse ocorrer", acrescentou Allen.

A maré negra foi desencadeada após a explosão e o naufrágio da plataforma Deepwater Horizon, explorada pela gigante petroleira britânica, no final de abril.

O bloco obturador, ou válvula de segurança, é uma peça crucial para a investigação sobre as causas da catástrofe.

A investigação deve determinar por que a válvula não funcionou corretamente.

Fonte: Portal Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir