Primeiro leilão do pré-sal será em janeiro

Brasília - O governo federal pretende realizar no início do próximo ano o primeiro leilão de um bloco no pré-sal sob o novo regime de partilha da produção. A previsão foi feita pelo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, que em entrevista ao jornal O Globo destacou que a ideia é oferecer a área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Libra está localizada a 35 quilômetros da área de Franco, que teve parte das reservas (três bilhões de barris) cedidos para a exploração pela Petrobras no regime de cessão onerosa. Em Libra, a ANP está perfurando um poço, que deverá ser concluído até o próximo mês, para delimitar suas reservas.

Haroldo Lima confidencia que estrategicamente a área de Libra não fez parte das reservas de petróleo concedidas à Petrobras para a exploração pela Cesão Onerosa (de 5 bilhões de barris). Isto porque Libra, segundo o executivo, a deverá ser o maior campo já descoberto no país, superando as reservas de Tupi (estimadas em até 8 bilhões de barris), e maiores do que em Franco (estimadas em 5,4 bilhões).

Lima não quis fazer previsões, mas técnicos da própria ANP admitem que Libra poderá ter, no mínimo, 7 bilhões de barris de petróleo em reservas.

"A perfuração do poço em Libra ainda não foi concluído, mas os dados preliminares indicam que é maior do que Franco. Parece que será o maior campo já descoberto no país", destacou Lima.

A documentação sobre o leilão de Libra já está praticamente pronta para ser encaminhada para aprovação pelo conselho Nacional de política Energética (CNPE) em novembro.

Mas isso só será possível, segundo Haroldo Lima, se a candidata do PT Dilma Rousseff vencer as eleições presidenciais já no primeiro turno. Desta forma, em novembro o Congresso poderia aprovar a nova regulamentação que cria o sistema de partilha, permitindo a realização do leilão nos primeiros meses de 2011. A ANP pretende realizar também no início do próximo ano a 11a. Rodada de Licitações de Áreas para exploração de petróleo sob o antigo regime de concessão. Nesse leilão serão oferecidas pela primeira vez, desde 2007, áreas em blocos marítimos nas áreas do pós-sal. Lima disse que serão ofertados blocos desde o norte do Espírito Santo até o Foz do Amazonas.

"Os estudos estão adiantados para entregar toda a documentação na primeira reunião do CNPE logo após as eleições. Serão blocos desde o norte do Espírito Santo até Solimões no Amazonas ," destacou Lima.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir