EUA AUTORIZAM 15% DE ETANOL NA GASOLINA – Retrospectiva

A última semana do setor de energia alternativa começou com a notícia de que Vale e BNDES irão apostar em duas soluções inéditas no mundo, desenvolvidas pela Vale Soluções em Energia (VSE), gerida pelas duas empresas. Baseado em dados levantados pela Abiape, entidade que reúne os autoprodutores de energia, que apontam para um crescimento de 66% no consumo das empresas eletrointensivas até 2020, a VSE pretende transformar água salgada, salobra ou oleosa em energia e água potável. As primeiras turbinas deverão gerar um megawatt (MW) de energia. Em 2011, devem entrar no mercado os primeiros motores capazes de gerar energia elétrica a partir do etanol, sem qualquer tipo de aditivo.

Já na quarta-feira, dia 13, a gigante de tecnologia Google movimentou o noticiário do setor com a divulgação de que a empresa será sócia em projeto de energia eólica na costa americana, no valor de US$ 5 bilhões. A intenção é construir linhas de transmissão submarinas que conduzirão energia de parques eólicos na costa do Atlântico, nos Estados Unidos. O Google terá 37,5% do projeto, que tem conclusão prevista para 2020.

No mesmo dia, uma declaração do engenheiro-chefe de obras da Eletronuclear, José Eduardo Costa Mattos, relacionada à construção de Angra 3 foi destaque nos principais jornais. “Estamos no início da obra de construção civil, que chegará ao pico dentro um ano, quando chegaremos a 4,5 mil funcionários. Devemos nessa época iniciarmos o processo de montagem, chegando no quarto ano no pico geral da obra, com cerca de 8 a 9 mil pessoas trabalhando”, disse ele. A usina nuclear está prevista para entrar em funcionamento no fim de 2015.

A energia nuclear continuou em pauta na quinta-feira, dia 14, quando foi noticiado que um vazamento em um gerador, agora em Angra 1, deixou o local fora de operação, para uma “manutenção programada” em um circuito de hidrogênio do sistema de resfriamento do gerador elétrico principal. Afastado o risco de explosão ou vazamento de radiação, o de Angra 1, Jorge Luiz Lima de Rezende, explicou que o equipamento foi desligado para que fosse feita a injeção de selantes nos encanamentos.

Etanol nos EUA
Ainda no dia 14, a mídia trouxe uma importante notícia internacional para o setor. Na véspera, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) decidiu permitir que a gasolina contenha até 15% de etanol, em atitude encarada como uma abertura do governo Barack Obama para a ampliação do uso do etanol em combustíveis que os americanos usam em carros e caminhões. A mistura com 15% seria destinada a veículos fabricados a partir de 2007 e os postos de gasolina precisariam colocar rótulos claros nas bombas para evitar enganos.

Por Matheus Franco
matheus.f@nicomexnoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir