FPSO de Tupi é ancorado

A Petrobras iniciou o processo de ancoragem e pull-in do FPSO Cidade de Angra dos Reis, unidade que será responsável pelo piloto de produção do prospecto de Tupi, no bloco BM-S-11, na Bacia de Santos. A meta da empresa, contou o gerente de Planejamento da Petrobras para o pré-sal, Mauro Yuji Hayashi, é que o primeiro óleo da unidade seja produzido antes de dezembro, quando termina o prazo exploratório da área.

A partir da transferência do FPSO Cidade de São Vicente para a realização do teste de longa duração do prospecto de Tupi Nordeste, está previsto o remanejamento do poço atual, que hoje produz 20 mil bpd, para o piloto. “Estamos inclusive terminando a perfuração do poço injetor de gás, justamente para ter uma recuperação mais longa”, destacou.

Capacitado para produzir de 100 mil barris/dia de óleo, o FPSO Cidade de Angra dos Reis será interligado a um total de oito poços. Construído no Estaleiro Cosco, na China, o FPSO será o primeiro sistema definitivo do pré-sal da Bacia de Santos.

A petroleira também pretende iniciar até o final do ano o TLD do prospecto de Guará, no bloco BM-S-9. O FPSO Dynamic Producer chegou este mês à baía de Guanabara onde passa por inspeções com participação da ANP. Concluída essa etapa, a unidade rumará para o locação.

Convertido no Estaleiro Sebawang, em Cingapura, a unidade da Petroserv será instalada em lâmina d’água de 2.140 m. O teste de longa duração está programado para explotar o poço SPS-55 e deve garantir uma produção de 15 mil bpd de óleo.

Hayashi acredita que, em princípio, será possível cumprir o programa exploratório da cessão onerosa – que prevê a realização de três TLDs, fora a perfuração de poços e aquisição de dados sísmicos - utilizando os FPSOs Cidade de São Vicente e o Dynamic Producer para os testes. Tudo é questão de ajustar o cronograma com precisão.

Mauro Yuji Hayashi participou nesta quinta-feira, 14/10, do fórum Sobratema Brasil Infraestrutura, em São Paulo.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir