GASMIG INAUGURA NOVA ETAPA DE GASODUTO NO VALE DO AÇO

No último dia 29 de setembro, o Leste de Minas Gerais e suas empresas receberam um importante impulso para suas atividades no Estado. Foi inaugurada, pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a segunda fase o gasoduto Vale do Aço, que irá atender atender à região prodigiosa no setor siderúrgico com oferta de gás natural que poderá substituir o gás liquefeito de petróleo (GLP), utilizado nas usinas, diminuindo em cerca de 30% o custo da energia.

Com um investimento de R$ 700 milhões, o gasoduto tem uma capacidade de transporte, sem que seja necessária compressão intermediária, de 2,4 milhões de metros cúbicos por dia. Ele é alimentado a partir do Ponto de Entrega da Petrobras de São Brás do Suaçuí, onde recebe gás tanto do gasoduto GASBEL I quanto do GASBEL II, ambos da Petrobras. O GASBEL I nasce na Refinaria Duque de Caxias, onde está interligado à Bacia de Campos e o GASBEL II nasce em Volta Redonda, onde está conectado à malha Rio-São Paulo.

As principais cidades atendidas pelo gasoduto do Vale do Aço são: Ouro Branco, Ouro Preto, João Monlevade, Jeceaba,Timóteo, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Belo Oriente. Nessa região, encontram-se indústria importantes do setor siderúrgico como Arcelor Mittal Monlevade, Arcelor Inox, Usiminas, Gerdau-Açominas e Vallourec-Sumitomo. “O gasoduto do Vale do Aço terá uma importância fundamental na competitividade das indústrias da região, que passarão a contar com um combustível significativamente mais barato, o que lhes permitirá redução em seus custos de produção”, explica a Gasmig, através de sua assessoria de imprensa, ao Nicomex Notícias.

Nesta segunda fase do projeto, de Ouro Branco a Belo Oriente, o gasoduto conta com 278 quilômetros, passando por Ouro Preto, João Monlevade, Timóteo e Ipatinga, entre outros municípios. As obras dessa etapa geraram cerca de dois mil empregos. Concluída, essa fase completa os 331 quilômetros de extensão do gasoduto Vale do Aço, iniciado com os 53 quilômetros da primeira parte, em operação desde 2006, ligando São Brás do Suaçuí a Ouro Branco.

Expansão

A Gasmig pretende ampliar a rede de dutos em mais 70 quilômetros, levando o gasoduto Vale do Aço à Governador Valadares, até 2012. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sérgio Barroso, a companhia vai assinar acordo com a Petrobras nos próximos dez dias, para construção de um gasoduto ligando São Carlos (SP) a Uberaba, o que viabilizará a implantação de uma fábrica de amônia na cidade do Triângulo Mineiro. Os investimentos para esse projeto devem chegar a R$ 4,6 bilhões.

Por Matheus Franco
matheus.f@nicomexnoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir