Gigante chinesa do setor de petróleo vai às compras nos EUA

Depois da derrota na compra da norte-americana Unocal, bloqueada por órgãos reguladores em 2005, a CNOOC volta ao mercado e investe US$ 1,1 bilhão em empresa de energia.

Com o investimento, a estatal chinesa visa explorar o campo "The Eagle Ford Shale", localizado no sudeste do Texas, que possui grandes reservas de óleo e gás.

Com o anúncio da compra, as ações da CNOOC atingiram a maior alta em três anos.

Segundo analistas e banqueiros, a compra pode simbolizar o início de outras aquisições, uma vez que a empresa quer atingir suas agressivas metas de produção para alimentar o rápido crescimento econômico do país.

"Nós esperamos que eles expandam suas operações nos campos canadenses, assim como suas operações em águas profundas no Brasil. Estes são os últimos locais onde se pode pode extrair grandes volumes de petróleo", disse Gordon Kwan, responsável pela divisão asiática de energia da Mirae Asset Securities, acrescentando Nigéria e Angola como outros países atrativos.

NO BRASIL

Atualmente, a CNOOC disputa participações por ativos da brasileira OGX com outra chinesa, a Sinopec, em um negócio potencial de US$ 7 bilhões, disseram, no meio de setembro, fontes envolvidas na transação.

A maior parte das aquisições das petroleiras chinesas foram realizadas em áreas de risco, como a África, que seus rivais ocidentais evitaram.

Agora elas estão olhando para os Estados Unidos. Diferentemente do ocorrido em 2005, as companhias norte-americanas estão gradualmente se acostumando aos investimentos chineses.


Fonte: Folha de S.Paulo/DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir