Incubadora da COPPE/UFRJ recebe quatro novas empresas

O Conselho Diretor da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ acaba de aprovar quatro novas empresas voltadas para o desenvolvimento de inovações tecnológicas: OilFinder, SeaHorse, Geovoxel e Aquaflux. Entre elas, três atuam em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o setor de petróleo e gás. Com a chegada dos novos empreendimentos, a Incubadora da COPPE passa a assessorar 18 empresas.


As empresas foram aprovadas em todas as etapas do processo seletivo do edital lançado em abril deste ano. Na primeira fase de entrevistas a Incubadora recebeu 50 candidatos interessados de diversas áreas de negócio. Das 20 propostas apresentadas, 11 projetos foram pré-aprovados e encaminhados para o Curso de Iniciação Empresarial e apenas cinco participaram da avaliação do conselho da Incubadora - etapa final de seleção.

As empresas foram selecionadas segundo os critérios de inovação, interação com a UFRJ, viabilidade técnica financeira e de mercado, além do perfil empreendedor dos administradores da empresa. Além das 18 residentes, mais de 40 empresas já passaram pela instituição e hoje são reconhecidas como empresas graduadas.

Sobre as novas empresas:

SeaHorse

Com foco na indústria de energia elétrica, a SeaHorse desenvolveu tecnologia nacional para gerar eletricidade a partir de ondas, marés e correntes, nos ambientes onshore e offshore. A tecnologia pode ser aplicada como alternativa de energia limpa para substituir a queima de óleo para geração de energia elétrica em regiões costeiras.

O conversor pode ser usado, ainda, na geração de energia térmica para o aquecimento de linhas submarinas de petróleo em grandes profundidades, como técnica usada para facilitar o escoamento do óleo produzido. O equipamento também permite a dessalinização da água do mar. O diferencial do conversor da SeaHorse é que ele pode ser usado em alto mar, ou próximo da costa, em águas de média e grande profundidades.

A tecnologia pretende beneficiar, principalmente, regiões e ilhas distantes de redes elétricas com custo equivalente a produção de energia eólica. A empresa formada pelo engenheiro mecânico e mestre em engenharia oceânica Paulo Roberto da Costa e pelo técnico em mecânica, Marcelo Oliveira, é spin off do Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE/UFRJ.

AquaFluxus

Especializada em drenagem sustentável e modelagem de sistemas hídricos complexos, a AquaFluxus utiliza duas ferramentas de modelagem matemática desenvolvidas na UFRJ para apoio a projetos de engenharia em recursos hídricos. Uma dessas ferramentas é capaz de diagnosticar o comportamento e a qualidade da água em corpos hídricos, além de gerar modelos de transporte de sedimentos e previsão de erosão em fundo de rios.

A outra ferramenta possibilita a realização de diagnósticos de áreas com risco de inundação, a partir de estudos hidrológicos e características topográficas e urbanas, considerando o funcionamento da bacia hidrográfica como um sistema interdependente, possibilitando, assim, a análise de intervenções sustentáveis para o controle de inundações. O objetivo dessas ferramentas é auxiliar, com mais precisão, na tomada de decisão e na elaboração e desenvolvimento de projetos de engenharia civil de pequeno e grande porte.

A empresa é um spin off do Laboratório de Hidráulica Computacional, do Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente e do Laboratório de Engenharia Costeira da COPPE/UFRJ. A AquaFluxus é formada por três engenheiros: Osvaldo Rezende, Matheus Martins, ambos mestres em engenharia civil, e Gustavo Spiegelberg, mestre em engenharia oceânica.

OilFinder

Empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de modelagem computacional capaz de simular a origem de manchas de óleo no mar. A tecnologia desenvolvida pela OilFinder, além de identificar manchas de óleo na superfície do mar, permite simular seu trajeto inverso, detectando sua origem no assoalho oceânico. A ferramenta atenderá os segmentos de exploração e produção de petróleo visando à prospecção de novos poços descobridores.

O sistema funciona a partir da integração de dados do monitoramento via satélite, que identifica a manchas na superfície do mar e de modelos matemáticos computacionais, que simulam a movimentação oceânica e traçam suas trajetórias no sentido inverso até sua origem no fundo do mar. Entre os benefícios do uso dessa tecnologia está a redução de custos e aumento na taxa de sucesso na identificação de sistemas petrolíferos ativos.

A empresa é um spin off do LAMCE - Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da COPPE/UFRJ. Compõem a sociedade da empresa o oceanógrafo Manlio Mano, e geólogo Carlos Beisl, doutores pela COPPE/UFRJ em modelagem computacional e ambiental, respectivamente.

Geovoxel

A Geovoxel é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para integraçãoe processamento geoespacial de dados gerados por sensores, instrumentos e satélites. A nova residente oferece produtos e serviços de monitoração remota para grandes obras de engenharia civil, da operação nos segmentos de petróleo & gás, logística e mineração, bem como da caracterização e monitoração ambiental.

A tecnologia desenvolvida pela Geovoxel tem como princípio a geomática, ciência que une as áreas de geotécnica, geofísica, matemática e informática, no desenvolvimento de soluções para integração e processamento geoespacial de dados. Esses dados são apresentados em formatos de fácil e rápida interpretação, através de gráficos, mapas e WebGis2D - mapa interativo 2D via web. A tecnologia pode ser aplicada de forma preventiva, ou corretiva, para evitar riscos em complexas operações de engenharia, além da identificação dos impactos de eventos naturais agressivos como chuvas e seus efeitos: enchentes, deslizamentos, etc.

A empresa é um spin off do Laboratório de Geotecnia da COPPE/UFRJ. Compõem a sociedade da empresa o doutor em Engenharia Civil pela UFRJ Cleberson Dors, os mestres em Geomática pela LAVAL-Canadá Etienne Desgagné e Louis Martin Losier, o engenheiro civil Alexandre Schuler e os analistas de sistemas Marcel Portela e Paulo Garchet.

Fonte: TN Petroleo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir