Novo poço confirma potencial de óleo leve em Tupi, diz Petrobrás

São Paulo - A Petrobrás comunicou nesta quarta-feira, 6, que a perfuração do oitavo poço na área de Tupi confirmou o potencial de óleo leve nos reservatórios do pré-sal, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. O novo poço, denominado 3-BRSA-839A-RJS (3-RJS-675A), informalmente conhecido como Iracema Norte, está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em lâmina d´água de 2.247 metros, a cerca de 240 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 6 km a nordeste do poço Iracema 4-RJS-647 (4-BRSA-711).

Conforme o comunicado da estatal, o poço 3-RJS-675A, perfurado em posição estrutural mais baixa que o poço 4-RJS-647, confirmou a profundidade do contato óleo/água e comprovou, por intermédio de amostragens em teste a cabo, a descoberta de petróleo leve com as mesmas características do poço Iracema, com densidade de cerca de 29ºAPI.

"As informações obtidas no poço e nos demais já perfurados na área reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi", diz a nota.

"O consórcio, formado pela Petrobrás (65% - operadora), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e aos investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP onde consta a perfuração de outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro de 2010", acrescenta.

Fonte: Portal Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir