P-57 é batizada no RJ

Com atraso de mais de duas horas, e um forte cunho político e sindical, marcada por vaias aos políticos locais e gritos de apoio ao presidente Lula, a Petrobras realizou há pouco no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), a cerimônia de batismo do FPSO P-57, que irá operar no campo de Jubarte, na parte capixaba da Bacia de Campos.

O presidente da FUP, João Antônio de Moraes, ressaltou a necessidade da indústria naval brasileira continuar crescendo com a encomenda de novas plataformas no país. “O Brasil e a indústria naval não aceitam mais voltar atrás. Vamos fincar pé firme e andar para frente”.

Em seu discurso, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, ressaltou que o momento vivido traduz a evolução de uma política orientada para aumentar o conteúdo nacional no Brasil. O executivo destacou que há volume de encomendas suficiente para todo o país.

“Vamos construir algumas dezenas de plataformas. Para cada plataforma construída, precisaremos de novos barcos de apoio e navios cargueiros”, afirmou Gabrielli.

Lula destacou a força do trabalhador brasileiro. Segundo ele, a indústria naval brasileira foi totalmente recuperada. “O que fizemos foi dizer ao mundo que não somos incompetentes. A metalurgia do Brasil é tao competente como a da Coréia, Estados Unidos, ou de qualquer outro lugar do mundo”.

Lula ressaltou ainda que o Brasil tem capacidade para aumentar ainda mais o conteúdo nacional das obras. “Se quiserem o desafio de fazer uma plataforma 100% aqui, a gente faz”.

Capacitada para produzir 180 mil bpd de óleo e 2 milhões de m³/dia de gás, a unidade foi construída em duas etapas. A primeira, no Keppel em Cingapura, onde foi convertido o casco, e a segunda, voltada a construção e montagem dos módulos, no Brasfels, em Angra.

A cerimônia reuniu dezenas de operários do Brasfels, e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, dos diretores Guilherme Estrella, Maria das Graças Foster, Paulo Roberto Costa, Renato Duque, do governador Sérgio Cabral e de ministros, secretários de estados e representantes de instituições sindicais.

O tom do evento foi marcado pela comemoração da retomada da indústria naval brasileira. A perspectiva de crescimento é ainda maior, diante das encomendas da Petrobras.

A P-57 irá compor a fase 2 de Jubarte e será instalada em lâmina d´água de 1.260 m. A construção da unidade exigiu investimentos de US$ 1,2 bilhão, gerando dois mil empregos diretos. A entrega da unidade foi antecipada em dois meses.

O FPSO deixará o estaleiro Brasfels no dia 17 de outubro, ficando por três dias ao largo da Ilha Grande. A expectativa é de que a unidade chegue a locação no dia 24 de outubro, ficando o primeiro óleo para o fim de novembro/início de dezembro.

A P-57 ficará interligada a 22 poços, sendo 15 produtores e 7 injetores de água. A unidade produzirá óleo leve de 17º API, sendo que o pico de produção do sistema só será atingido em 2012. O gás produzido no projeto será escoado através de gasoduto para a unidade de tratamento Sul Capixaba, localizada na região de Ubu, em Anchieta (ES), a cerca de 100 km de Vitória.

O contrato para construção da P-57 foi assinado em fevereiro de 2008 com a SBM. O conteúdo nacional da obra foi de aproximadamente 68%. Os módulos de processamento sendo construídos no canteiro da UTC, em Niterói, e também na Brasfels.

A unidade inaugura um novo modelo de plataforma simplificada e padronizada, adotado pela Petrobras. O FPSO servirá de modelo para os projetos das plataformas P-58, P-62, P-63 e também para os FPSOs replicantes, que serão instalados em projetos de desenvolvimento do pré-sal de Santos.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir