Petrobras investe no Cenpes

RIO – O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, o Cenpes, será o quartel-general da companhia para prover as tecnologias do pré-sal. Depois de comemorar a descoberta bilionária do petróleo em águas ultraprofundas, um dos desafios mais prementes será descobrir tecnologias para retirar esse óleo localizado a uma profundidade de até sete quilômetros. Para contribuir com as soluções, a Petrobras investiu R$ 1,2 bilhão na ampliação do centro, que passa a ser o maior do Hemisfério Sul. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração da expansão, durante evento no Rio.

Localizado na Ilha do Fundão, a 10 km do Centro do Rio, o Cenpes passa a contar com 300 mil metros quadrados de área e com 227 laboratórios (antes eram 137). O prédio de arquitetura futurista vai abrigar dez alas de novos laboratórios. Desse total, metade serão dedicados ao pré-sal. O gerente executivo do Cenpes, Carlos Tadeu da Costa Fraga, destaca que além dos espaços dedicado ao pré-sal, vários laboratórios estão alinhados com novas áreas de interesse da Petrobras, a exemplo de petroquímica, biocombustíveis e fertilizantes. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) integra a rede e já realizou pesquisas na área de poços de petróleo. Durante a solenidade, o presidente Lula fez questão de lembrar o aumento dos investimentos em educação e ciência e tecnologia no País.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)/Adriana Guarda

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir