Renovada LI do BC-10

Ibama renovou a licença de instalação para o Parque das Conchas, província petrolífera operada pela Shell na parte capixaba da Bacia de Campos. A licença autoriza todo sistema de produção e escoamento da área do antigo bloco BC-10. O órgão ambiental também renovou a licença de operação de sistema semelhante nos campos de Birujupiá e Salema, no Rio de Janeiro.

O Parque das Conchas, que iniciou a produção em julho do ano passado, produz hoje entre 80 mil barris/dia e 90 mil barris/dia, tendo registrado pico de 92 mil barris/dia. A área é explotada pelo FPSO Espírito Santo, que possui capacidade de produzir 100 mil barris/dia de óleo e comprimir 3,5 milhões de m³/dia de gás natural.

Os campos de Bijupirá e Salema produzem hoje 35 mil barris/dia de óleo relativamente leve (28º-31º API), volume estável nos últimos anos. Durante a fase de pico, logo após a sua entrada em operação, o projeto produziu 70 mil barris/dia de óleo. O óleo é armazenado na plataforma FPSO Fluminense, cuja capacidade de armazenamento é de 1,3 bilhão de barris/dia.

Em 2008, o campo produziu 28 mil barris de óleo/dia e 445 mil m³/ dia de gás natural. O gás é parcialmente utilizado na geração de energia da própria plataforma, também segue por duto para a P-15, da Petrobras (parceira da Shell no projeto, com 20% de participação).

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir