Tucanos voltam a defender privatização do pré-sal (e da Petrobrás)

Como o deputado tucano Luiz Carlos Vellozo Lucas já havia adiantado em março deste ano, se José Serra for eleito presidente do país irá retomar o projeto do PSDB de privatização do pré-sal e, por conseguinte, da Petrobrás. Em entrevista ao jornal Valor, o assessor de Serra para a área de energia, David Zylberstajn, não poupou palavras ao defender o regime privatista de concessão dos blocos de petróleo e gás e foi categórico ao declarar que o candidato tucano não levará adiante o projeto do governo Lula de alterar o modelo de exploração do pré-sal para partilha.

O ex-genro de Fernando Henrique Cardoso também ressaltou que os tucanos não manterão a Petrobrás como operadora única do pré-sal e criticou o aumento da participação do Estado na empresa. “Não tem que existir estatal comprando ou vendendo petróleo”, declarou o assessor de Serra, que, no governo FHC, presidiu a ANP e foi um dos mais ferrenhos defensores da privatização da Petrobrás. Partiu dele o projeto de venda de ativos da estatal, como a entrega dos 30% da Refap e a tentativa de redução do controle da estatal em outras refinarias.

A queda recente do preço das ações da Petrobrás já é reflexo do risco Serra. Não iremos permitir a volta do projeto de privatização dos tucanos. O momento é de unidade e de mobilização contra o retrocesso.

Refap 100% Petrobrás!

A recente compra de parte dos ativos brasileiros da Repsol YPF pelo grupo chinês de refino Sinopec reforça, mais uma vez, a luta da FUP pela retomada do total controle da Petrobrás sobre a Refap S.A. Desde que o governo tucano entregou 30% da refinaria à Repsol YPF, a FUP tem lutado pela reincorporação destes ativos, tornando a Refap novamente 100% Petrobrás. Uma luta que começou no início dos anos 2000 com a campanha “Privatizar faz mal ao Brasil” e que prossegue através do projeto de lei construído pela FUP em conjunto com os movimentos sociais, que restabelece o monopólio estatal na indústria de petróleo, garantindo a reincorporação da Refap e da Transpetro à Petrobrás.

Além destas campanhas políticas e mobilizadoras, a FUP também cobrou pessoalmente o empenho do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e do diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, na busca de uma solução que viabilize a incorporação da Refap à Petrobrás. Esta é uma bandeira de luta da FUP que continuará norteando as ações sindicais e políticas da Federação.


Fonte: FUP 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir