ANP ASSINA TERMOS PARA REDUÇÃO DE QUEIMA DE GÁS

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) resolveu reagir diante dos dados do Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural de setembro, que mostraram um volume de queima de 6,557 milhões de metros cúbicos por dia, o maior desde maio deste ano. Assim, foram assinados, entre a agência reguladora, Petrobras e Chevron, termos de compromisso para redução da queima.

Com a estatal brasileira, o acordo engloba 18 campos: Albacora, Albacora Leste, Barracuda, Bonito, Caratinga, Cherne, Enchova, Espadarte, Garoupa, Jubarte, Marimbá, Marlim, Marlim Leste, Marlim Sul, Namorado, Piraúna, Voador e Roncador. O termo com a estatal tem validade até o final de 2014, com início no fim de 2010. A previsão é de que o índice de utilização de gás associado suba de aproximadamente 83% (média de janeiro a setembro de 2010) para 92% (em dezembro de 2013), mantendo o mesmo nível no ano seguinte.

Para cumprir o termo de compromisso, a Petrobras terá que executar em torno de 70 ações em seus campos até dezembro de 2014, que envolverão, especialmente, atividades relacionadas à manutenção dos sistemas de compressão das unidades de produção. Já a Chevron, se compromete a reduzir a queima no campo de Frade, na Bacia de Campos, de 9%, medido em agosto desse ano, para 3% da produção, em agosto de 2011.

Dados de setembro
A produção total de gás natural do país em setembro foi de 63,9 milhões de m³ por dia, valor que representou um aumento de 6,2% se comparada ao mesmo mês em 2009. Tomando como base o mês anterior, o incremento foi de 2,25%. De acordo com o levantamento da ANP, 74,3% da produção de gás natural do Brasil em setembro foi proveniente de campos marítimos, sendo o de Manati o maior produtor.

Com relação aos dados de queima de gás, a distribuição se deu da seguinte forma: 57% do volume produzido foi disponibilizado ao mercado, 18% foi injetado, 15% consumido e 10% queimado. Na divisão por bacias, a de Campos contabilizou 4.106 milhões de m³ de queima, Santos, 1.087 Mm³/dia e Solimões, 911 Mm³/dia. Em setembro, 21 empresas operadoras produziram petróleo e/ou gás em 74 concessões marítimas e 218 terrestres, segundo o boletim da ANP.

Nicomex Notícias
nicomex@nicomex.com.br

Fonte: Nicomex Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir