Domínio no mercado de plataformas

Um relatório divulgado pela International Maritime Associates (IMA) revela que o Brasil representa 40% na carteira de pedidos de unidades de produção de petróleo e gás flutuantes em todo o mundo. Ao todo são 19 unidades sendo produzidas para o país. A atual carteira mundial de pedidos é de 49 unidades, das quais 35 FPSOs, 6 DDS, um TLP, três FSRU e quatro FLNG. Sete unidades encomendadas ainda não têm destino definido.

O relatório mostra ainda que existem hoje no mundo cerca de 250 unidades de produção flutuantes em atividade ou disponíveis para contratação. Há cinco anos, existiam 177 unidades e há 10, 119, um crescimento de 7,15% e 7,71% ao ano, respectivamente. Do total de unidades flutuantes em atividade, 155 são do tipo FPSO, 42 do tipo DDS, 22 TLPs, 18 SPAR, oito Barges e cinco FSRU.

Existem hoje no mercado 11 unidades sem contrato. O relatório estima que boa parte delas podem não voltar a operar e entrar num processo de sucateamento.

O número de unidades disponíveis deve aumentar nos próximos anos. Três FPSOs estão nos campos há mais de 20 anos, oito por mais de 15 anos e 27 por mais de dez anos. Pelo menos metade dessas unidades deve ser reimplantada, particularmente 15 em operação no Mar do Norte, com mais de dez anos de operação e duas na Austrália, da mesma idade.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir