Licitação bilionária da Petrobrás recebe documentação de concorrentes

Não saiu nesta quarta-feira (17) a vencedora da licitação para construção de 28 navios-sonda da Petrobrás. Esta é a maior licitação da história da estatal, que pode resultar no contrato de cerca de R$ 52,2 bi. A licitação, que havia sido adiada anteriormente, agora está na fase de recebimento das propostas comerciais das empresas concorrentes.

O estado do Espírito Santo poderá ser beneficiado com o processo. Tudo porque uma das concorrentes, a empresa de Cingapura Jurong Shipyard, tem a intenção de instalar um estaleiro em Aracruz, no norte do Estado. Local escolhido, a principio, devido ao seu posicionamento estratégico. A Jurong do Brasil LTDA é fornecedora da Petrobrás desde 1996, atuando na construção de navios e na conversão das embarcações em plataformas de petróleo. Se ela for vencedora, a previsão é de que as obras do estaleiro tenham inicio a partir deste ano. A estimativa é que com a obra, se crie cerca de 2.500 empregos diretos.

Ainda nesta terça-feira (16), a Jurong conseguiu a última exigência para participar da licitação. A fornecedora estava tendo problemas com a licença ambiental, já que o Ibama não estaria reconhecendo o Iema como órgão licenciador do estaleiro. Contratempo que foi resolvido, com a publicação do próprio Ibama no Diário Oficial da União uma portaria que reconhece o Instituto Estadual de Meio Ambiente.

A própria Petrobrás não revela a quantidade de empresas que estão na disputa. Por meio de uma nota, a petrolífera disse que, apesar de ter recebido as propostas das concorrentes, os valores não foram revelados e apurados. "A Petrobrás informa que recebeu as propostas comerciais das empresas. Mas elas não foram abertas. A abertura das propostas dependerá agora de análise da documentação recebida pela comissão de licitação e de outros procedimentos previstos no processo de contratação".

Fonte: ES Hoje/Por Priscila Bueker

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir