Recursos emperram licitação

Frustrou a tentativa da Petrobras de abrir os envelopes comerciais dos dois pacotes da Área de Engenharia para a construção de sondas no Brasil. Embora a petroleira tenha qualificado todos os proponentes, não houve unanimidade sobre a entrada de recursos em relação ao processo.

A Petrobras convocou todos os proponentes às 16h na tentativa de assegurar a abertura dos envelopes de preços ainda nesta sexta-feira (19/11). O Estaleiro Enseada do Paraguaçu (OAS, Odebrecht e UTC) e a Andrade Gutierrez, contudo, não abriram mão do prazo de recurso, alegando que seria necessária uma avaliação mais profunda da documentação apresentada pelos demais participantes.

Segundo Máximo Alves, represente da UTC Engenharia, a documentação em questão demanda análise de profissionais especializados. “Não sou advogado, nem ambientalista. E o tema em questão trata exatamente desses assuntos. Não estou habilitado para fazer isso”, disse.

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) chegou a manifestar a intenção de abrir mão do prazo de recursos, desde que todos os proponentes adotassem a mesma posição.

A documentação de habilitação dos dois processos será fornecida aos participantes hoje. Eles terão cinco dias corridos para avaliar o material e entrar com recursos.

Caso não tenha recurso até o próximo dia 24, a Petrobras poderá abrir os envelopes de preços ainda em novembro. Tendo recursos, a abertura deve ser postergada para dezembro.

Para o pacote de até quatro navios-sondas concorrem Andrade Gutierrez, Enseada do Paraguaçú, EAS, Keppel Fels, Jurong e Eisa. Para o processo das duas semissubmersíveis ou monocoluna, apenas o Eisa não está na disputa por ter sido desqualificado por questões técnicas anteriormente.

Sem consenso em relação à abertura dos envelopes comerciais da Área de Engenharia, a Petrobras manterá a tentativa de abrir os envelopes comerciais de construção, com o processo de afretamento, conduzido pela Área de E&P.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir