Brasil precisa superar barreiras econômicas e tecnológicas para tornar pré-sal viável

Com grandes, mas ainda difíceis de serem estimadas, reservas de óleo e gás, a camada do pré-sal, no litoral brasileiro, representa um dos principais desafios a serem vencidos pelo governo federal.

Para fazer com que a riqueza se converta em benefícios, e não em problemas, o Brasil precisa superar os desafios econômicos e tecnológicos envolvidos na empreitada de retirar petróleo de uma profundidade que pode chegar a mais de 7.000 metros a partir do nível do mar.

Localizado embaixo de uma espessa camada de sal que, por sua vez, é coberta por uma primeira camada de rochas (pós-sal) sob o oceano, o petróleo do pré-sal fica em áreas de difícil acesso, nunca atingidas até então. A Petrobras investe no desenvolvimento da tecnologia que permita o acesso seguro ao petróleo, mas críticos ainda têm dúvidas sobre viabilidade da produção.

O deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES) é um deles. Para o tucano, o governo federal comete um erro ao deixar essa tarefa apenas para a Petrobras. Referindo-se ao novo modelo de exploração do petróleo que o governo tenta aprovar no Congresso, Vellozo Lucas se mostra preocupado com a incapacidade de o petróleo do pré-sal ser extraído sem investimento privado.

- O que o governo fez foi chamar para si, para o Estado brasileiro, e para a Petrobras a responsabilidade de explorar sozinho o pré-sal. E chamou, como se isso fosse uma coisa muito boa para o país, quando não é. [...] A Petrobras está sendo canibalizada pelos interesses dos agentes que interagem com ela, como fornecedores, dirigentes, credores e corporações. E a produção de riqueza para o Brasil está reduzindo.

Sem intermediários
Com a descoberta do petróleo nas áreas do pré-sal, o governo decidiu mudar o modelo de exploração brasileiro. Enquanto desde 1997 o Brasil trabalha no modelo de concessão - o governo leiloa áreas em que há possibilidade de haver petróleo para empresas, que passam a ser donas do óleo após a extração e pagam à União apenas uma compensação financeira -, o pré-sal terá um modelo diferente de exploração.

Nele, o governo contrata uma empresa para extrair o petróleo das reservas, mas apenas como uma espécie de “prestadora de serviços”: a União continua sendo a dona do óleo.

Para Vellozo Lucas, a mudança no marco regulatório representa “o maior erro estratégico de política econômica da história contemporânea do Brasil”. Ele critica ainda o fato de o PT, durante a campanha eleitoral, ter usado o modelo de concessão defendido pelo PSDB para acusar os tucanos de serem a favor da privatização da Petrobras – hipótese veementemente desmentida por eles.

Já o PT e o governo defendem o modelo de partilha afirmando que, diferentemente do petróleo produzido no Brasil antes do pré-sal, as jazidas recém-descobertas trazem menos risco para as petrolíferas.

O deputado Luiz Alberto Silva dos Santos (PT-BA), que acompanha de perto a questão do petróleo, diz que as críticas ao modelo de partilha são coerentes com o pensamento de quem “quer entregar o petróleo para o mercado”.

- Com o pré-sal, o risco exploratório praticamente inexiste, então não caberia ao governo manter esse regime de concessão aprovado em 1997. Como não há grande risco, o Estado brasileiro propõe o controle desse processo.

Sobre o fato de a responsabilidade por uma tarefa tão grande como a exploração de grandes reservas de petróleo em áreas de difícil acesso ficar nas mãos de uma única empresa, Luiz Alberto minimiza.

- Explorar o pré-sal é desafio muito grande, mas a Petrobras não fará isso sozinha. Ela poderá se associar e criar parceria com outras empresas. É lógico que outras petrolíferas vão estar interessadas. A única hipótese de que deixariam de se interessar é se o petróleo deixar de ser a maior matriz energética do mundo. Nesse momento, entretanto, o petróleo ainda é a riqueza mais estratégica do planeta.

Fonte: Expresso MT/do R7

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir