Entenda todas as funções numa plataforma de petróleo

Funções de uma Equipe de Perfuração

Encarregado de Sonda (Tool Pusher)
É o misto de gerente com amplas atribuições e torna-se operador em situações delicadas ou de emergência, o encarregado de sonda é elemento vital para a qualidade e segurança dos trabalhos. Tem por principais funções o planejamento operacional, a priorização de recursos, o treinamento de sua equipe e uma constante atuação na prevenção há acidentes. Os bons encarregados orientam e alertam seus subordinados quando aos inúmeros e sempre presentes riscos de acidentes. O menor descuido e lá se vai um dedo, esmaga-se um pé, sofre-se em forte impacto, cai uma ferramenta dentro do poço, perde-se o controle de um poço, etc.<


Sondador (Driller):
É o trabalhador que permanece todo o tempo na plataforma de trabalho, em uma cabine onde manipula alavancas, botões, chaves, monitora múltiplos parâmetros (peso, vazão, pressão, temperatura, níveis de tanques, inclinações do poço, etc) e orienta sua equipe composta de: assistente de sondador, torrista, 4 plataformista e auxiliares eventuais. Alguns destes trabalhadores estão em seu campo de visão direta, outros são comandados por telefone, intercomunicadores e rádios walk talk. O trabalho do sondador possui alta carga mental e cognitiva contemplando cálculos, monitoração de painéis, manipulação de instrumentos que exige grande perícia, além de requerer forte e imprescindível liderança sobre a equipe. Na cabine do sondador da unidade existem 12 painéis de informação e controle.

Assistente de Sondador (Driller Assistant)
A complexidade dos trabalhos nas UPMs modernas exige a atuação de dois sondadores (1° e 2° sondadores) ou de um sondador e um assistente. Cumpre ao assistente orientar, lado a lado, os plataformistas e torrista em suas atividades e auxiliar o sondador durante certas manobras. Um bom assistente de sondador é capaz de realizar quase todas as operações que o sondador realiza.

Torrista (Derrick Man)
Durante as manobras (descidas ou retiradas de coluna) o torrista fica no alto (daí a denominação torrista), na plataforma do torrista (monkey board) a mais ou menos 30m de altura, onde arranja as seções de tubos nos garfos dos estaleiros. Neste período trabalha solitário e dispõe de recurso frágil e arriscado para fugir no caso de alguns acidentes graves como fluxo descontrolado do poço ou incêndio. Quando a sonda não está em manobras de tubos o torrista é reponsável pelo sistema de fluidos (confeccionar e tratar o fluido que é de grande importância ao sucesso das operações), além de realizar manuntenção nos tanques de lama.

Plataformista (Roughnecks)
É o início de carreira na equipe de sonda, os plataformistas, em número de quatro, executam os trabalhos mais pesados e se expõem aos maiores riscos. Trata-se de trabalho que exige habilidade, força e resistência física uma vez que manipulam ferramentas complexas e pesadas, efetuam trabalhos em grandes alturas, suspensos em cadeiras que lembram trapézios, conectam e ajustam equipamentos para descida no poço, onde pequenos descuidos podem levar à grandes prejuízos, etc. Em algumas sondas, plataformista que não conseguir fazer carreira nem obter outra opção de trabalho, enfrentam o desafio de um trabalho penoso aos 50 anos de idade ou mais.

Guindasteiros (Crane Operators)
O trabalho dos Guindasteiros é bastante difícil, posto que estes movimentam cargas entre as plataformas e rebocadores sob condições dinâmicas do mar e em espaços bastante reduzidos, exigindo grande concentração e perícia, além de grandes cuidados com a segurança.

Homens de Área (Roustabouts)
Os Homens de Área cuja aspiração profissional é muitas vezes tornarem-se plataformistas, guindasteiros ou mecânicos, trabalham na movimentação de cargas junto ao guindasteiro e sob o comando do contramestre de movimentação de cargas; efetuam serviços de limpeza e manutenção geral do convés principal e auxiliam, eventualmente trabalhos na sonda de perfuração. Trata-se de atividades fatigantes e muito perigosas, exigindo grande atenção e conhecimento de inúmeros procedimentos de segurança.

O termo roustabout foi pejorativamente abrasileirado para arrasta baldes, uma vez que lavar o convés é parte do trabalho dos homens de área.

Contramestre de Movimentação de cargas
O Contramestre de movimentação de cargas coordena, na área externa, a movimentação de cargas, em contato com a sala de controle, o almoxarife, a sonda e os rebocadores. O mesmo deve ter muita habilidade para acomodar na plataforma uma grande quantidade de materiais em um espaço exíguo, o que exige frequentes movimentações de cargas.

Equipe de Gerentes e Supervisores na Plataforma

A Equipe de Gerentes e Supervisores (Staff)
É formada por supervisores, capitão, bargemaster, encarregado de perfuração, chefes de manutenção.
As pressões econômicas (as taxas diárias são altas), a complexidade deste tipo de unidade de serviços, a aplicação de tecnologias de ponta, a gestão de pessoas em um ambiente confinado e de alto risco, relacionamento com pessoas de diferentes nacionalidades, níveis de educação e cultura e a consciência de que existem pontos fracos nos sistemas físicos e humanos, são alguns dos aspectos que tornam o trabalho dos gerentes e supervisores constantes desafios. O relacionamento com o representante da contratante (company men) é citado como fator de estresse. Os gerentes e supervisores trabalham em regime de turno do tipo sobreaviso com jornadas sempre superiores a 12 horas.

Técnico de Segurança (safety man)
O técnico de segurança faz parte do grupo batizado de staff a bordo, juntamente com o enfermeiro e os rádio-operadores, uma vez que suas funções são específicas da área de segurança industrial, também atua como um intermediário entre a gerência a bordo e os demais trabalhadores. Tem por funções avaliar e controlar os riscos a bordo, elaborar planos de prevenção de riscos e acidentes, promover treinamento e campanhas de conscientização e coordenar todos os pousos e decolagens de aeronaves.

Enfermeiro (medic)
O enfermeiro exerce atividades ligadas a área de saúde e atividades administrativas, no enfoque de polivalência comum nas UPMs. Como técnico da área de saúde ele monitora as condições de saúde a bordo, presta primeiros socorros e outros serviços médicos, mantém registros médicos, controla o estoque de medicamentos e materiais médicos, inspeciona a higiene da embarcação, com ênfase na alimentação, e promove treinamento de primeiros socorros. Um bom enfermeiro é um pouco médico, um pouco assistente social e um pouco psicólogo, afinal ele representa toda a área médica na unidade. Em algumas UPMs o enfermeiro elabora, diariamente, a lista de pessoal a bordo, participa das reuniões de segurança, controla a lista de passageiros aéreos e controla a alocação de pessoas nas baleeiras. Trabalha das 06 às 18 horas, além das solicitações durante a noite, caracterizando regime de sobreaviso.

Contramestre Cabotagem (Bosun)
É o supervisor de salvatagem no mar, fazendo inspeções, manutenções e testes das baleeiras e botes salva-vidas, conduzindo os treinamentos de salvatagem que são realizados semanalmente e zelando pelo cumprimento das normas navais aplicáveis.

Rádio-Operadores(Radio Operators)
Os rádio-operadores enfrentam uma carga de trabalho cognitivo muito alta, seja nos contatos operacionais, por telefone e rádio, seja nos contatos com famílias dos trabalhadores, ou no auxilio à solução de problemas diversos, quando atuam como intérpretes. Durante o turno da noite (23:30 às 11:30h) o trabalho torna-se monótono, sendo difícil lidar com a sonolência.
As rotinas básicas são comunicações com embarcações, aeronaves, atender telefone e transmitir recados, porém podem até mesmo controlar os canais de televisão, vender cartão telefônico, fazer o controle do POB (pessoal à bordo) .

Fonte: QG do Petróleo

2 comentários:

Anônimo disse...

quero todas ai só tem augumas...

Anônimo disse...

Espero que esteja certo, porque se eu tirar nota baixa por isso aqui está errado, eu Gongo o site de vocês todinho... Brincadeira!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir