A Petrobras no ano de 2010


A capitalização realizada pela Petrobras ficou marcada no calendário de 2010. A maior operação de aumento de capital na história mundial levantou R$ 120 bilhões com a emissão de mais de 4 bilhões de ações, se destacando entre as grandes realizações da Companhia no ano.

Outro dos principais eventos do período foi o início da produção comercial de petróleo no pré-sal no mar do Espírito Santo (Campo de Baleia Azul) e na Bacia de Santos, com a entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis, o primeiro sistema definitivo de produção na área de Tupi. Também na Bacia de Santos foi iniciado o teste de longa duração na acumulação de Tiro e Sidom.

No Brasil foram realizadas novas descobertas no pós e no pré-sal na Bacia de Campos, de petróleo leve no pós-sal da Bacia de Sergipe/Alagoas e na Bacia de Santos. Ainda na Bacia de Sergipe/Alagoas foi identificada a presença de petróleo em uma nova fronteira petrolífera em águas ultraprofundas. Foi confirmada também nova acumulação de petróleo leve na Amazônia, no município de Tefé, com a realização de teste de longa duração.

No mês de julho as refinarias da Companhia no País processaram o recorde histórico de 2.020.000 barris por dia. Já no mês de abril foi batido o recorde de exportação de petróleo, com um volume mensal de 22,7 milhões de barris, correspondendo a 733 mil barris por dia.

Foi realizada a contratação de projetos básicos paras as duas refinarias Premium (Maranhão e Ceará) e iniciadas as obras do Sistema Integrado de Transporte de Etanol, destinado a movimentar 21 bilhões de litros por ano do combustível, passando por 45 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A Petrobras passou, em 2010, do 9º para o 4º lugar entre as empresas de energia do mundo; conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o direito de participar da composição do índice Dow Jones, o mais importante em sustentabilidade do mundo, e foi destacada como uma das cinco empresas mais transparentes do Brasil.

O apoio à indústria nacional foi intensificado durante o ano, como demonstra o aumento de 400% no conteúdo mínimo nacional, que era de 57% em 2003 e chegou a 77,34% em 2010. O Plano de Negócios para o período 2010 – 2014, aprovado no ano, estabeleceu investimentos de US$224 bilhões, indicando um aumento de 20%, em relação ao planejamento anterior.

Ao longo do ano, foram lançados os primeiros três navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), e contratadas as construções de outras embarcações do programa e de 20 comboios de empurradores e barcaças para operação no Rio Tietê (Promef Hidroviário). Para a atividade de produção foram contratadas as construções de oito cascos de plataformas para o pré-sal da Bacia de Santos que acrescentarão 900 mil barris à produção nacional e de uma plataforma para Tupi Nordeste, além de diversas encomendas de materiais, equipamentos e serviços.

Em 2010, foram inaugurados usinas termelétricas e dutos, entre os quais se destaca o Gasoduto de Integração Sudeste Nordeste – Gasene – e o Polo Naval de Rio Grande (RS) que permite a construção simultânea de dois navios ou duas plataformas. No Paraná foi inaugurada a Usina de Biodisel BSBIOS, em Marialva, com capacidade para 127 milhões de litros/ano.

Com a aquisição de 50% de participação em um bloco na Austrália, a Petrobras passou a marcar presença em todos os continentes. Entre as atividades no exterior, o marco foi a descoberta de petróleo em terra na Colômbia e no mar de Angola.

Fonte: Blog Fatos e Dados

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir