Primeira termelétrica a gás natural do país é inaugurada nesta quinta-feira no Espírito Santo

Na próxima quinta-feira (23), é inaugurada no município de Linhares, norte do Espírito Santo, a primeira usina termelétrica acionada por motores movidos exclusivamente a gás no ambiente regulado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A Usina Termelétrica Linhares (UTE Linhares), que começa a operar comercialmente em dezembro de 2010, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá capacidade de geração de 204 MW e vai abastecer o sistema elétrico brasileiro

A implantação do empreendimento contribui para aumentar qualidade e a confiabilidade do fornecimento de eletricidade na região norte do Espírito Santo, diminuindo a dependência de importação de energia. Isso porque apenas 20% da demanda energética capixaba são supridas por fontes de geração locais. Os 80% restantes são provenientes de estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As obras de implantação da UTE Linhares duraram 17 meses. O empreendimento foi financiado com recursos dos acionistas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de bancos privados (Itaú BBA e Banco Standard de Investimento. Projetada e construída em regime turnkey (pronta para uso) pela empresa finlandesa Wärtsilä, que é líder no mercado de geração de energia por motores estacionários e também fará a manutenção e operação da usina, a UTE Linhares possui 24 grupos geradores acionados por motores a combustão interna turbo-comprimidos de quatro tempos e ignição por centelha, movidos exclusivamente a gás natural, que, por sua vez, é proveniente do gasoduto Cacimbas-Vitória, operado pela Petrobras e fornecido pela BR Distribuidora.

A escolha do gás natural como combustível deve-se à disponibilidade das reservas do Espírito Santo, e pela vantagem de ser o combustível fóssil que causa o menor impacto ambiental. O processo de produção, por empregar a tecnologia mais avançada disponível, também exige pequeno consumo de água e produz baixo nível de emissões.

A UTE Linhares está localizada no distrito de Povoação, no município de Linhares. Conecta-se ao Sistema Integrado Nacional (SIN), na subestação de Linhares operada pela Escelsa. Sua localização é particularmente favorável em termos de oferta de combustível e demanda de energia elétrica, garantindo o suprimento na ponta do consumo (distribuição) para o desenvolvimento da região norte do Espírito Santo.

A Linhares Geração S.A. é uma sociedade de propósito específico, criada em outubro de 2008, para o cumprimento das obrigações decorrentes da proposta vencedora de seus sócios no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) A-3, de setembro de 2008.

A companhia é controlada pelo Fundo de Investimento em Participações Brasil Energia (FIP Brasil Energia), que tem como cotistas alguns dos maiores e mais respeitados investidores institucionais em fundos de pensão brasileiros, e tem o Grupo Diferencial Energia como sócio.

A Linhares Geração recebeu do Ministério das Minas e Energia autorização como produtor independente de energia elétrica e assinou com 30 distribuidoras contratos de comercialização de energia com duração de 15 anos e vigência a partir de 1° de janeiro de 2011.

Fonte: TN Petróleo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir