REPSOL DEIXA MERCADO DE REFINO BRASILEIRO


A Repsol, maior petroleira espanhola, finalizou um acordo para vender à Petrobras a participação de 30% que possui na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), situada no Rio Grande do Sul. Com esta aquisição de US$ 850 milhões, a Petrobras volta a deter 100% do controle das ações da refinaria. A negociação representa, para a Repsol, a sua saída do mercado brasileiro de refino e distribuição de combustíveis.

Em entrevista ao Nicomex Notícias, a assessoria da Repsol explicou que a venda da Refap se enquadra no Plano Estratégico 2008-2012 da empresa e faz parte do processo de venda de ativos de downstream não integrados na América Latina, iniciado em 2007 e que inclui a venda de vários postos de serviço. A empresa destaca ainda que mantém seus investimentos na área de Exploração e Produção na costa brasileira.

Enquanto a petroleira espanhola não quer mais atuar na área de refino nacional, a Petrobras intensifica o seu interesse num setor onde é praticamente monopolista. No seu comunicado, a estatal brasileira afirma que “busca ganhos de logística e otimização do processamento de petróleo nacional e produção de derivados, além da execução dos investimentos programados para produção de diesel com baixo teor de enxofre, em atendimento à legislação vigente”.

A Refap é a quinta maior refinaria do país. Seu processo de ampliação, iniciado em 2001, foi concluído em 2006 e resultou no aumento da capacidade de refino de 130 mil para 190 mil barris de petróleo por dia, além de aumentar a complexidade operacional para o processamento de petróleos mais pesados. A produção atual consiste, principalmente, em óleo diesel e gasolina, além de nafta petroquímica, propeno, GLP, querosene de aviação, óleo combustível e asfalto.

Repsol no Brasil
A petroleira espanhola é considerada uma das companhias energéticas independentes líderes em exploração e produção do Brasil e a terceira maior produtora de hidrocarbonetos em 2009. Com presença nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, a companhia possui no país, projetos que incluem um campo produtivo em Albacora Leste, um bloco em desenvolvimento em Riracucá na Bahia, dois projetos piloto planificados em Guará e Carioca, além de quatorze blocos exploratórios.

Por Beatriz Silva
beatriz.s@nicomexnoticias.com.br

Fonte: Nicomex Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir