BNDES financia construção de nove parques eólicos na Bahia

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 588,9 milhões para a construção de nove parques eólicos nos municípios de Igaporã, Guanambi e Caetité, no interior da Bahia. O Banco participará com 74,35% do investimento total, de R$ 792,2 milhões, contribuindo para a criação de 2.970 empregos diretos e indiretos no semiárido baiano durante a construção dos projetos.

As usinas, Sociedades de Propósito Específico controladas pela Renova Energia, terão potência instalada total de até 195,2 MW. Os projetos foram vencedores do Leilão de Energia de Reserva de 2009, o que permitiu a formalização de Contratos de Compra e Venda de Energia entre cada usina de energia eólica e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), garantindo a compra de energia elétrica por um prazo de 20 anos.

Os parques eólicos terão impacto positivo sobre a diversificação da matriz energética brasileira com uma fonte de recursos limpa, renovável e de caráter sazonalmente complementar à fonte hidráulica. Contarão com um total de 122 aerogeradores, fornecidos pela subsidiária brasileira da empresa General Electric INC, segundo maior fabricante mundial de equipamentos de geração eólica.

Do ponto de vista socioeconômico, os investimentos possibilitarão aumento da arrecadação de impostos e diversificação das atividades econômicas em uma área de baixo desenvolvimento econômico e social do Nordeste (o IDH da região está 17% abaixo da média da região Nordeste).

Os investimentos também contemplam programas de caráter social baseados no desenvolvimento sustentável dos territórios onde estão localizados os parques. Além disso, contribuirão para a redução das emissões de gases do efeito estufa por MWh de energia gerada no sistema interligado. Ou seja, há um potencial de geração de créditos de carbono.

Constituída em 2006, a Renova Energia atua no setor elétrico brasileiro desde 2000 por meio de sua controlada Enerbrás Centrais Elétricas S.A. Seu foco é o desenvolvimento de projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas renováveis, tais como pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e parques eólicos. Atualmente, possui três PCHs em operação no Estado da Bahia.

Fonte: Guia Offshore

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir