DEMANDA DE GÁS NATURAL AUMENTA


O consumo de gás natural no Brasil encerrou o penúltimo mês do ano com expressivo crescimento, se comparado ao mesmo período de 2009. O levantamento feito pela Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) aponta que foram consumidos diariamente, em média, 62,4 milhões de metros cúbicos de gás, sendo que a rede de distribuição soma cerca de 19 km de extensão e atende mais de 1.800.000 clientes em todos os segmentos de atuação das distribuidoras.

Segundo o comunicado da Abegás, a comercialização de gás natural teve um aumento de 64,68% de um ano ao outro, em razão da retomada de 10,58% no consumo do segmento industrial e do aumento expressivo de 1.051,33% no despacho térmico. As indústrias consumiram 27,4 milhões de metros cúbicos por dia, representando 44% do consumo total de gás natural no penúltimo mês do ano.

Outros dados expressivos foram os crescimentos de 8,75% do setor residencial (saltando de 741,3 para 806,2 mil metros cúbicos por dia) e de 2,11% do setor comercial (acréscimo de 626 para 639,2 mil metros cúbicos por dia). Já o consumo do segmento automotivo apresentou retração de 8,12%. Comparando-se com o mês de outubro, o crescimento foi de 3,26% graças ao aumento de 18,35% no despacho termoelétrico. No acumulado do ano, o crescimento foi expressivo: 16,93% com todos os segmentos, à exceção do automotivo, consumindo mais gás natural.

O comunicado informa ainda que o Sudeste continua sendo a região que mais consome gás natural no país, com 43,5 milhões de metros cúbicos consumidos por dia em novembro. Na sequência, estão as regiões Nordeste com 9,7 milhões m³/dia e Sul com 6,1 milhões. Já o Centro-Oeste e o Norte do país consumiram, respectivamente, 2,4 milhões m³/dia e 505,8 mil m³/dia.

Petrobras divulga produção de gás natural
A Petrobras divulgou na última semana que a produção diária de gás natural dos campos nacionais apresentou um aumento de 9% em relação ao mesmo mês de 2009 e de 1% na comparação com outubro, chegando a 55,28 milhões de metros cúbicos. Já a produção de gás natural no exterior foi de mais de 15 milhões de metros cúbicos diários, o que corresponde a uma redução de 0,8% em relação ao mês anterior, devido a questões operacionais na Argentina.

Nicomex Notícias – Redação
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir