Lubnor: mais de 40 anos no CE


A Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), única refinaria da Petrobras no Ceará, é uma das líderes nacionais em produção de asfalto e a única no País a produzir lubrificantes naftênicos. Localizada no Mucuripe, em Fortaleza, a unidade foi inaugurada em 1966 e possui hoje uma capacidade instalada de processamento de 10 mil barris de petróleo por dia. É a única empresa que produz asfalto no Estado - um dos principais itens de fabricação da unidade - com 62% do volume total de processamento. A unidade passará por um processo de ampliação, dobrando a sua capacidade de produção, totalizando investimentos de US$60 milhões. A alta produtividade levou a Lubnor a responder por até 13% da produção de asfaltos do País. Ocupando uma área total de 218 mil metros quadrados no Mucuripe e empregando cerca de 800 pessoas, a unidade produz 235 mil toneladas/ano de asfaltos e 205 metros cúbicos de lubrificantes naftênicos por dia. Ou seja, do Ceará saem os lubrificantes especiais e óleo isolante naftênico, utilizado principalmente em equipamentos de geração de energia.

O lubrificante naftênico é um produto de altíssima estabilidade, próprio para usos mais nobres - como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos ou ainda na formulação de graxas especiais e óleo de corte para a indústria metalúrgica. Em menor escala, a Lubnor produz, ainda, os óleos combustíveis industriais utilizados na produção de energia - em turbinas a gás e de calor; em fornos e caldeiras, inclusive de navios. Outro produto é o óleo amaciante de fibras, indispensável no processo de beneficiamento da fibra do sisal, voltado basicamente para a região Nordeste, em especial, aos estados da Paraíba e Bahia.

A unidade atua como terminal para importação e cabotagem no abastecimento do mercado regional de combustíveis, o que representa a parte substancial do seu faturamento. Duas estruturas portuárias são utilizadas: o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, mais próximo da unidade e o Terminal de Pecém, com maior capacidade e distante 70 Km da Lubnor. Esta proximidade portuária é também um facilitador para a inserção de seus produtos no mercado externo. A Lubnor já realizou algumas remessas experimentais de lubrificantes para a Suíça e outras de asfalto para a Nigéria, este enviado por meio de um container flexitank.

Todo o petróleo utilizado pela Lubnor é do tipo ultrapesado: 3/4 provenientes do Espírito Santo e o restante 1/4 do Ceará. Do total processado, 62% são destinados à produção de asfalto, abastecendo todos os estados do Nordeste e cerca de 35% empregados na obtenção de lubrificantes naftênicos.

A unidade Lubnor, além de produtora, é também distribuidora de asfalto para nove estados das regiões Norte e Nordeste. Diferentemente dos lubrificantes, o asfalto é um produto de uso sazonal com menor comercialização no período de chuvas e consequente aumento de estocagem.

Investimento em pesquisa
A integração entre pesquisa e atividades industriais é uma prática já consolidada na Petrobras e o Centro de Pesquisa da Petrobras conta com núcleos experimentais (NuEx) instalados junto às unidades de negócio da companhia a fim de ampliar ainda mais o seu desenvolvimento tecnológico. Inaugurado em 2008, o Núcleo Experimental de Fortaleza está instalado na Lubnor, local para testes de tecnologias para o refino.

Site da Web: http://www2.petrobras.com.br/minisite/refinarias/portugues/refinarias/lubnor_imp.asp

Coordenadas: -3.719546, -38.472414 (Latitude, Longitude)

Cidade: Fortaleza

Estado: Ceará

País: Brasil

Por Diego Costa - Equipe UP

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir