MANGUINHOS PODE VIRAR ÁREA DE ARMAZENAGEM DE ÓLEO

Única no País a não fazer parte do patrimônio da Petrobras, a Refinaria de Manguinhos pode deixar de lado sua atividade principal e passar a ser uma opção de armazenamento de óleo do pré-sal. Sócios da estatal nas áreas do pré-sal da Bacia de Santos estariam, segundo fontes, negociando a compra da unidade por cerca de US$ 500 milhões.

Hoje, a companhia deve anunciar o primeiro passo desta negociação ao mercado: a assinatura de contrato com uma das maiores tradings mundiais no comércio de combustíveis para avaliação de seu parque industrial. O estudo sobre o melhor aproveitamento de Manguinhos deverá ser realizado durante os próximos seis meses. No contrato, também está previsto que, numa futura venda da refinaria ou mesmo na formação de joint venture (associação), a trading teria participação no negócio. No páreo para a compra da unidade ou para uma joint venture estão a espanhola Repsol e a britânica BG. Há ainda na disputa a OGX, do empresário Eike Batista, que já antevê dificuldades em colocar no mercado nacional ou internacional o óleo que será produzido em suas áreas exploratórias, diante do monopólio da Petrobras no refino.

A BG seria a mais avançada na negociação. A ideia é que sua parcela de óleo retirada da Bacia de Santos seja tratada no País, com a eliminação do excesso de sal, e só depois transportada para o mercado externo. Com a entrada em operação do projeto-piloto do campo de Lula (ex-Tupi), que vai produzir 100 mil barris em 2011, a companhia passa a ter papel efetivo na produção nacional e a armazenagem local vira uma urgência. A empresa possui 25% do bloco BM-S-11, onde estão os campos de Lula, Cernambi (ex-Iracema) e a área de Iara.

Fonte: Estadão Online

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir