PETROBRAS INICIA TESTE NO POÇO DE GUARÁ


A Petrobras iniciou na semana passada, com o aval do Ibama, os Testes de Longa Duração (TLD) da área de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos. Os testes se estenderão por um período estimado de cinco meses e produção esperada de 14 mil barris de óleo por dia. Entre eles, está previsto o TLD de Guará, pelo FPSO Dynamic Producer, e o de Tupi Nordeste (BM-S-11), pelo FPSO Cidade de São Vicente. A Licença de Instalação (LI), terá vigência até 13 de dezembro de 2012 e sua validade está condicionada ao cumprimento das condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental dentro dos respectivos prazos estabelecidos.

A área de Guará está localizada no bloco BM-S-9, a cerca de 300 quilômetros da costa do Estado de São Paulo. A companhia é operadora da área e atua em consórcio junto com o BG Group e Repsol. Após a realização do teste, Guará receberá um projeto piloto, com poços interligados à plataforma Cidade de São Paulo. A produção, estimada em 120 mil barris de óleo e cinco milhões de metros cúbicos de gás por dia deve ter início no começo de 2013. Os volumes recuperáveis de óleo e gás na área de Guará estão estimados entre 1,1 bilhão e 2 bilhões de barris de óleo equivalente, de boa qualidade, com cerca de 30 graus API.

Em nota, a assessoria da estatal, afirmou que o TLD de Guará possibilitará que a empresa e seus parceiros conheçam mais profundamente a área e seu comportamento, auxiliando no desenvolvimento de um projeto definitivo para a região e contribuindo para o desenvolvimento do pólo pré-sal da Bacia de Santos. A companhia também reafirma a viabilidade econômica dessas descobertas ao nível de preços entre US$ 35 e US$ 40 por barril, levando-se em consideração as variáveis do Plano de Negócios 2010-2014.

Recorde na produção
A Petrobras iniciou 2011 comemorando recorde de produção de petróleo no ano passado, apesar de o resultado ficar abaixo do valor estimado inicialmente pela estatal, que deveria superar os 2 milhões de barris por dia. Segundo dados da estatal, a companhia encerrou 2010 com um patamar de produção de 2,003 milhões de barris por dia. O recorde anterior era de 1,970 milhão de barris por dia, no ano de 2009.

A Petrobras atribuiu o crescimento da produção à entrada em operação, ao longo do mês de dezembro, de cinco novos poços na Bacia de Campos. Eles permitiram acrescentar mais de 100 mil barris por dia à produção da Petrobras no Brasil. A companhia destacou o nível de eficiência operacional atingido pelas unidades estacionárias de produção. Dos cinco poços da Bacia de Campos que contribuíram para o aumento da produção, dois estão nos campos de Cachalote e Baleia Franca, interligados ao FPSO-Capixaba.

Por Rodrigo Leitão
rodrigo.leitao@nicomexnoticias.com.br

Fonte: Nicomex Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir