Petrobras silencia sobre Venezuela

Estava quase dado como certo o descarte da parceria entre Petrobras e PDVSA para a construção da Refinaria Abreu e Lima, mas a estatal venezuelana ressurgiu das cinzas. Em matéria publicada ontem no jornal Valor Econômico, o ministro da Energia venezuelano, Rafael Ramírez, assegura que, até o mês que vem, serão aportados os primeiros US$ 480 milhões em recursos estrangeiros. A injeção será possível porque o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidiu aceitar como garantia as cartas de fiança com prazo de cinco anos, quando a exigência era de 20 anos. Os brasileiros evitam comentar o assunto.

“Não mudou nada para a gente até agora e continuamos aguardando as garantias da PDVSA. Não daremos nenhuma declaração até termos um posicionamento oficial do BNDES”, disse o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes. Ao ser questionado pela Folha de Pernambuco se a chance da entrada de capital venezuelano chegava a surpreender, já que não se esperava mais pela sociedade, o silêncio foi reforçado. “Só tratamos de fatos verdadeiros e não avaliaremos nada sobre hipótese”, rebateu. Em nota, a Petrobras salientou que não iria se pronunciar.

A PDVSA tem participação de 40% no empreendimento, com previsão de iniciar a operação em 2013 e até agora não recebeu um centavo da estatal venezuelana. O ministro de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, admitiu que o Brasil poderia erguer a Refinaria. A empresa da Venezuela quis dar sua filial como garantia, apesar de ter patrimônio suficiente para honrar o empréstimo, mas o BNDES não aceitou. Mas, o banco estaria disposto a diminuir o tempo de garantia das cartas de fiança. Orçada em US$ 12 bilhões, a Refinaria terá capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por dia.

Fonte: Folha de Pernambuco(PE)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir