Petroleiras no pré-sal angolano

A primeira concorrência para licitação de participação em blocos offshore no pré-sal angolano foi concluída esta semana com a escolha de oito empresas para operarem áreas na região. Todas as empresas terão como sócias nas áreas a Sonangol Pesquisa e Produção, que terá participação variando entre 30% e 50%.

O leilão de blocos offshore no pré-sal angolano foi iniciado em maio do ano passado com um road show em Houston, nos EUA. A qualificação das empresas levou em consideração experiência e capacidade tecnológica, financeira e operacional. Também contou como ponto positivo a experiência no offshore brasileiro, similar ao angolano.

Figurando em cinco áreas licitadas, duas como operadora e três como sócia, a Statoil parece ser a grande vencedora da concorrência. Para o vice-presidente executivo de Exploração da Statoil, Tim Dodson, os prospectos angolanos têm um potencial análogo ao pré-sal brasileiro.

A Eni Angola, que assumiu a operação do bloco 35, terá o compromisso exploratório de fazer dois poços exploratórios e adquirir 2.500 km² de sísmica 3D na área. O primeiro período exploratório do bloco terá cinco anos.

Veja abaixo a lista dos operadores dos blocos:

Bloco 19 - BP Angola (50%)

Bloco 20 – Cobalt Internacional Energy (40%).

Bloco 22 - Repsol – 30% - Statoil (20%)- Sonangol (50%)

Bloco 24 – BP -50%

Bloco 25 – Total Angola (35%) – Statoil (20%) – Sonangol (45%)

Bloco 35 – Eni Angola (30%) – Sonangol (45%) – Repsol (25%).

Bloco 36 - ConocoPhilips (30%)

Bloco 37 - ConocoPhilips (30%)

Bloco 38 – Statoil (40%)

Bloco 39 – Statoil (40%)

Bloco 40 – Total Angola (35%) – Statoil (20%) - (Sonangol -45%)

Fonte: Energia hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir