PLATAFORMA DA PETROBRAS NA BACIA DE CAMPOS PARALISA OPERAÇÕES DEPOIS DE INCÊNDIO

A plataforma Cherne 2, que produz 19 mil barris de petróleo por dia na Bacia de Campos, está com a produção paralisada desde o dia 19 de janeiro, quando um defeito numa bomba de transferência provocou um incêndio de grandes proporções. As labaredas atingiram as válvulas de segurança dos separadores de produção. O fogo começou por volta das 22h. O plano de emergência da Bacia de Campos foi acionado, mas as chamas foram debeladas meia hora depois pela brigada de incêndio da plataforma, que foi instalada, em 1983, a 120 quilômetros do litoral de Macaé.

O fogo destruiu cabos elétricos e de instrumentação da plataforma, entre outros danos. As luminárias próximas ao local do incêndio derreteram. Os barcos de socorro da Petrobras se aproximaram de Cherne 2, mas não chegaram a atuar no combate ao fogo nem houve necessidade de abandono da plataforma. Peritos do Ministério da Marinha foram acionados no dia seguinte para inspecionar Cherne 2. Eles não autorizaram a retomada da produção antes da realização de obras de recomposição do material destruído, sobretudo na parte elétrica, e dos equipamentos de segurança. Duas bombas foram avariadas e outras duas não estão funcionando até conserto do sistema elétrico.

O fogo assustou os 160 petroleiros que trabalham na plataforma, mas não chegou a ocorrer pânico. Todos seguiram para o ponto de reunião para aguardar instruções. Como não soou o alarme de abandono, eles não chegaram a entrar nas cinco baleeiras usadas em caso de abandono de embarcação. Cherne 2, fabricada no Brasil, é uma plataforma fixa e uma das mais antigas em operação na Bacia de Campos.

Fonte: O Globo Online

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir