Terminal oceânico para 2012


A Petrobras antecipou em um ano o projeto de instalação da Unidade Offshore de Transferência e Exportação (UOTE), que será instalado a 80 km de Macaé, na região Norte do Rio de Janeiro e próximo ao pré-sal da Bacia de Santos. Programado para ser instalado em lâmina dágua rasa de 70 m, o terminal demandará investimentos da ordem de US$ 500 milhões e será operado pela Transpetro.



A UOTE será composta de um FSO fixo e um PLEM, com duas monoboias. Do tipo VLCC, o FSO irá receber e estocar até 2 milhões de barris de petróleo, a serem transferidos de navios DP (posicionamento dinâmico), do tipo Aframax ou Panamax, vindos das plataformas marítimas. Com um sistema de válvulas que permite a reversão do fluxo, as monoboias permitirão a atracação de navios convencionais (Suezmax ou VLCC) ou DP, possibilitando, assim, sua utilização tanto nas operações de transferência como de carregamento.

A meta é iniciar os primeiros processos de licitação do terminal oceânico no início do ano. As primeiras concorrências devem contemplar a contratação do PLEM, das linhas e de outros equipamentos necessários à sua implantação.

Para saber mais sobre a solução de logística, leia a matéria Um ‘porto’ no mar, publicada na Revista Petrobras: Parte 1 e Parte 2. (Caso não consiga visualizar clique com o botão direito do mouse e abra uma nova janela.)


Fontes: Energia Hoje / Blog Fatos e Dados

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir