Opep produz mais 300 mil b/d

A produção de petróleo dos doze países membros da Opep aumentou 300 mil b/d em janeiro em relação a dezembro, totalizando 29,57 milhões de b/d. O maior produtor mundial, a Arábia Saudita, extraiu cerca de 8,4 milhões de b/d, alta de 65 mil b/d ante o mês anterior.

Se excluído o Iraque, que não participa dos acordos da Opep, a produção dos onze países ficou em 26,91 milhões de b/d, alta de 70 mil b/d frente a dezembro. A extração média no Irã e na Nigéria foi reduzida em 40 mil b/d e 20 mil b/d, respectivamente, enquanto Angola, Kuwait, Emirados Árabes e Venezuela produziram juntos 65 mil b/d a mais que dezembro.

A produção no Iraque atingiu o maior volume médio desde novembro de 2001, com extração de 2,66 milhões de b/d. O crescimento de 200 mil b/d reflete resultado melhor da exploração no campo de Rumaila, pela BP e pela CNPC, e no campo Zubair, operado por consórcio liderado pela Eni.

A Opep não vê a necessidade uma reunião extraordinária antes do próximo encontro marcado para junho, em Viena, Áustria. A posição será mantida mesmo que o custo do óleo por barril atinja US$ 120.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir