PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL CRESCE NO BRASIL


A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou no dia 31 de janeiro seu Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural referente a dezembro de 2010, que registra novo recorde tanto na produção brasileira de petróleo, quanto na de gás natural. A produção de gás natural foi de aproximadamente 69 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em dezembro de 2010, uma elevação de 4,5% em relação aos 66,2 milhões de m³/d produzidos em novembro do ano passado. Na comparação com dezembro de 2009, o aumento registrado foi de 14,5%.

Foram extraídos de campos marítimos aproximadamente 91,4% da produção de petróleo e 75,7% da produção de gás natural no Brasil, em dezembro de 2010. O resultado foi conseqüência, em parte, do campo de Rio Urucu, no estado do Amazonas, onde se concentram cinco dos 30 campos de maior produção de gás natural do país, índica a agência brasileira. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, em barris equivalentes, só dois são operados por empresas estrangeiras: Frade (Chevron) e Ostra (Shell). Ambos ficam na bacia marinha de Campos, em frente ao litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2010 houve redução de aproximadamente 11,4% na queima de gás natural em relação ao mesmo mês de 2009 e de 2% em comparação a novembro de 2010. Do volume total queimado 79,23% são oriundos de campos na Fase de Produção e 20,77% de testes de longa duração (TLDs) de concessões na Fase de Exploração. O Índice de Utilização de Gás Natural, considerando-se apenas concessões na Fase de Produção, foi de 92,27%.

Rio de Janeiro e Sergipe registram crescimento
Quando se analisa a produção de gás natural por estados, o Rio de Janeiro também fica na frente, respondendo por 40,3% da produção, seguido pelo Espírito Santo, responsável por 18,6%. Na divisão dos dados por bacias, a Bacia de Campos se destaca, com produção de 85,5% do petróleo do Estado. O campo de Roncador (onde se localiza a plataforma P-52), foi o maior produtor de petróleo e o campo de Manati, o maior produtor de gás natural.

A produção de gás natural em Sergipe, em dezembro de 2010, somou 648,9 mil barris equivalentes de petróleo (BEP). Comparado com dezembro de 2009, quando atingiu 514,4 mil barris de petróleo, nota-se um crescimento de 26,1%. No acumulado do ano de 2010, a produção de gás natural, no estado sergipano, atingiu aproximadamente 7 milhões de barris equivalentes de petróleo (BEP), contra 6 milhões em 2009, revelando um crescimento de 15,5% em relação ao ano anterior.

Fonte: Nicomex Notícicas
nicomex@nicomexnoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir