Três dicas para quem deseja migrar para a "Indústria do Petróleo" - Victor Alves


De uns tempos pra cá, tem sido frequente o recebimento de e-mails de profissionais que já trabalham em suas áreas de formação, mas que querem migrar para a "área de petróleo" como costuma-se dizer. Afinal, é o setor que mais tem crescido e ficado na mídia. É o setor onde os salários são acima da média! Não é de se espantar que as atenções acabam voltando para cá.

Nesse caso, a abordagem já é diferente, pois a grande maioria desses profissionais já tem uma certa experiência, que é um dos grandes empecilhos de se conseguir uma oportunidade. O que fazer então?

Nas próximas linhas, eu estarei comentando a respeito. E dando dicas para você que já tem experiência em sua área de atuação, porém quer aproveitar o grande momento da indústria do Petróleo. CONFIRA!

Como faço para migrar para a "indústria do Petróleo"?
Para uma transição bem sucedida, é necessário analisar alguns pontos, nos quais listarei e descreverei abaixo.

1. Conheça a área/segmento que gostaria de atuar.
Esse é o primeiro passo para quem deseja migrar para o setor de Petróleo. Quando se fala: "Quero trabalhar na indústria do Petróleo" é algo muito vago, a nossa área é muito grande, e existe muitas áreas diferentes para se trabalhar. A cadeia produtiva do Petróleo, vai desde a Exploração até a Distribuição de Derivados.

Um exemplo:
Você é um profissional com experiência em Instrumentação na indústria de Papel e Celulose e quer migrar pra a área de Petróleo. Você tem tanto trabalho com Instrumentação numa Plataforma por exemplo, ou você pode trabalhar com Projetos, num escritório. O que você quer? Da mesma forma, para outras disciplinas e áreas de conhecimento.

2. APAREÇA. INVISTA NO MARKETING PESSOAL.
Esse é um item que merece um artigo especialmente pra ele, pois é necessário não só para profissionais que desejam migrar de área, mas para todos os tipos de pessoas, desde estudantes até executivos.

No caso de profissionais que desejam migrar de área, o marketing pessoal tem uma importância a mais, pois muitas vezes as empresas estão em busca de um profissional com o perfil igual ao seu, porém, como você está em outro setor, ela não consegue te encontrar! Esse, inclusive, foi um dos grandes problemas citados pelo Adriano Bravo, CEO da Petra Executive, consultoria especializada em recrutamento e seleção para indústria do Petróleo, na 1ª Conferência sobre Mão de Obra para Indústria do Petróleo realizada pela Informa Group, que eu tive a honra de comparecer.

Segundo ele, as Consultorias de recrutamento estão com uma dificuldade tremenda de encontrar os profissionais que as empresas estão precisando. Isso acontece pois muitas vezes, esses profissionais estão escondidos.

Como eu faço para aparecer para as empresas de recrutamento???
Se você já é um profissional experiente na sua área de atuação, você pode ter certeza que é um profissional valorizado. Encontrar profissionais hoje com 10-15 anos de experiência em determinadas áreas é extremamente difícil, logo, se você tem mais ou menos isso ou até menos de experiência, é alvo certo dessas empresas. Mas pra isso você tem que aparecer, não é num passo de mágica que seu CV vai parar na mão de um headhunter.

Hoje em dia, com o advento das redes sociais, "aparecer" ficou ainda mais fácil. A inter-relação e interação entre profissionais, profissionais e empresas e profissionais e recrutadores é uma realidade! Existem redes sociais especializadas em contatos profissionais, como Linkedin e Plaxo por exemplo, e fazer parte delas é essencial. A quantidade de recrutadores de empresas da área de Óleo e Gás é muito grande, e está a apenas um clique de você.

A outra dica, é participar de fóruns e grupos de e-mail de sua área de atuação, e do setor que você quer entrar. Muitas oportunidades surgem lá, e também é possível você demonstrar seu conhecimento técnico, através de dúvidas dos seus colegas, o que é uma ótima forma de mostrar seu valor. Um excelente fórum é o http://www.eng-tips.com/. Ele é bom não só para quem quer migrar pra a área de Petróleo, e sim para profissionais da área, e também de outras áreas da Engenharia. Em relação a grupos de e-mail, existem muitos de diversas áreas de atuação, então é difícil ficar citando aqui vários.

3. CONHEÇA PESSOAS. POTENCIALIZE SEU NETWORKING.
O item nº 3 está muito ligado ao item 2. Na verdade, o item anterior é um meio pelo qual você vai executar este item. Afinal, as redes sociais são um caminho mais fácil para conhecer pessoas, profissionais de regiões distantes e etc.

Porém, não podemos nos limitar somente às redes virtuais! Mesmo hoje, as redes pessoais, de contato olho no olho, são essenciais e até mais valorizadas que as virtuais. Para isso, é muito importante que você que está interessado em migrar para a indústria do Petróleo, compareça em eventos, workshops, cursos e etc, relacionados à sua área de atuação para a indústria do Petróleo. Voltando ao exemplo da Instrumentação, por exemplo, se você trabalha com Automação e Instrumentação em outro tipo de indústria, e está querendo trabalhar na área Petrolífera, não pode perder o Rio Automação, a ser realizado pelo IBP em maio, e que contará com milhares de profissionais da área de petróleo, e terá como tema: Desafios da Instrumentação e Automação Industrial no Pré-Sal e na Cadeia de Petróleo e Gás.

O exemplo do Rio Automaçao é somente um de muitos outros que podemos ter. O importante é estar no meio, mesmo que não exatamente como profissional da indústria do petróleo. Pois a medida que você está por dentro do que acontece, a qualquer hora pode surgir uma oportunidade, e você aproveitá-la.

Outra dica importante para profissionais de outras áreas, é: ORGANIZE SEUS CONTATOS. Ter um bom networking não é somente ter muitos contatos ou ter contatos de grande qualidade, de pessoas importantes. Para aproveitar e efetivamente potencializar seu networking, é necessário que tudo isso esteja organizado, não é mesmo? Do que adianta conhecer muita gente, ou conhecer aquele Diretor de RH da empresa que você quer trabalhar, se você não consegue achar o e-mail deles/dele quando precisa? Como saber se você conhece alguém de uma determinada empresa, se você não tem um catálogo de e-mail/telefone organizados?

CONCLUSÃO
Espero ter ajudado-os com algumas dicas, que muitos já devem saber, mas que muitos também as vezes não dão a importância necessária, e objetivo é justamente esse, mostra a importância desses itens na hora de migrar de área, principalmente para nossa indústria do Petróleo.

Por: Victor Alves - Tecnopeg

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir