ExxonMobil perfura a mais 12 mil metros o poço de longo alcance mais profundo do mundo

A ExxonMobil anunciou que sua subsidiária Exxon Neftegas perfurou com sucesso, no fim de janeiro, o poço de longo alcance mais profundo do mundo no campo de Odoptu, um dos três campos do Projeto Sakhalina-1, localizado em águas do extremo oriente da Rússia. De acordo com a companhia, o poço Odoptu OP-11 alcançou uma profundidade total medida de 12.345 metros, estabelecendo novo recorde mundial de perfuração de longo alcance.

O Odoptu OP-11 estabeleceu também o novo recorde mundial de alcance horizontal: 11.475 metros. A companhia destaca que perfurou o poço em apenas 60 dias, usando o processo de perfuração rápida da ExxonMobil.

Segundo a ExxonMobil, o processo de perfuração de longo alcance, chamado ERD, permite perfurar terra sob o fundo do mar até alcançar as reservas de petróleo e gás e operar com segurança e responsabilidade ambiental em um dos ambientes subárticos mais exigentes do planeta. O Projeto Sakhalina-1, que inclui ainda os campos de petróleo e gás de Chayvo e Arkutun Dagi, tem a Exxon Neftegas como operadora, representando um consórcio internacional que inclui as afiliadas da estatal russa Rosneft RN-Astra e Sakhalinmorneftegas-Shelf, a empresa japonesa SODECO e a estatal de petróleo indiana ONGC Videsh.

Desde que o primeiro poço foi perfurado, em 2003, seis dos dez maiores poços com recordes de perfuração de longo alcance do mundo foram perfurados no âmbito do projeto Sakhalina-1. A plataforma Yastreb, especialmente projetada, foi usada em todos eles, estabelecendo inúmeros novos recordes do setor em termos de profundidade, taxa de penetração e perfuração direcional.

Desde sua instalação, segundo a ExxonMobil, o projeto Sakhalina já produziu cerca de 300 milhões de barris de petróleo, exportados para vários países. Os recursos passíveis de aproveitamento são de 2,3 bilhões de barris de petróleo e 485 bilhões de metros cúbicos de gás natural. O poço vem sendo também um fornecedor essencial de cerca de 6,8 bilhões de metros cúbicos de gás natural associado para clientes em Khabarovsk Krai, no extremo oriente da Rússia, onde é usado para aquecimento residencial e para suprir as demandas crescentes de energia.

Fonte: Guia Offshore

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir