Demanda e oferta descasadas


O crescimento anual na demanda por petróleo será de 1,2 milhão de bpd, entre 2011 e 2016. A demanda por gás natural pode aumentar em cerca de 500 bilhões de m³ no mesmo período. Os dados são do relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), divulgado hoje, sobre as perspectivas do mercado de petróleo e gás para médio prazo. 

Já o crescimento previsto na oferta de petróleo até 2016 é de 1,1 milhão de bpd por ano. O relatório destaca as perspectivas de crescimento da oferta de países que não fazem parte da Opep, como Brasil, Canadá, Cazaquistão e Colômbia.

O documento constata o aparecimento de novas fontes de fornecimento, mas destaca também a procura crescente nos mercados asiáticos. Segundo o diretor executivo da IEA, Nobuo Tanaka, o petróleo continua sendo o principal combustível industrial.

O executivo destaca também o aumento do uso do gás para a geração de energia e na indústria. Tanaka afirma ainda que em termos de mercado e preço o petróleo é um produto genuinamente global, enquanto o mercado de gás encontra alguns entraves regionais.

O relatório foi lançado durante o Fórum Econômico Internacional, em São Petersburgo, Rússia.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir