ANP divulga na web anuário estatístico do setor de O&G

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou divulgação, nesta sexta-feira (22/7), em sua página na internet, do Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural 2011. A publicação apresenta dados consolidados do setor de petróleo e gás natural no período 2001-2010. Os arquivos com as tabelas, quadros, gráficos e cartogramas podem ser consultados na página da ANP (http://www.anp.gov.br/?pg=56346), no item Dados Estatísticos/Anuário Estatístico 2011.

Na comparação entre 2009 e 2010 houve aumento de 11,4% nas vendas dos principais combustíveis derivados de petróleo, em decorrência do crescimento econômico do país. No diesel, o bom desempenho do setor industrial e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contribuiu para um aumento de 11,2% nas vendas do produto e a expansão do setor aéreo fez com que as vendas de querosene de aviação aumentassem 15,1%. A capacidade instalada das usinas de biodiesel teve aumento 33% e a produção, de 49%, para atender à demanda, que aumentou com a elevação do percentual de adição de biodiesel ao diesel de 4% para 5%.

O Anuário Estatístico está dividido em seis seções: "Panorama Internacional", "Indústria Nacional do Petróleo", "Comercialização", "Biocombustíveis", "Licitação de Blocos", "Resoluções da ANP".
Em "Panorama Internacional" há informações sobre as reservas provadas, produção, consumo de petróleo e gás natural e capacidade de refino segundo regiões geográficas, países e blocos econômicos e os preços médios no mercado spot dos petróleos dos tipos Brent e West Texas Intermediate (WTI).

Na parte dedicada à indústria nacional do petróleo e gás natural estão disponíveis os blocos na fase de exploração, campos na etapa de desenvolvimento da fase de produção, levantamentos geofísicos por tipo, poços perfurados, reservas totais e provadas brasileiras de petróleo e gás natural, por localização (terra e mar), segundo unidades da federação.

Há também tabelas com dados consolidados de produção de petróleo e gás natural, por bacia, Unidade da Federação e localização (terra e mar), reinjeção de gás natural, queima e perda de gás natural, distribuição de royalties e da participação especial, pagamento pela ocupação ou retenção de área, pagamento aos proprietários de terra de participação sobre a produção de petróleo e de gás natural.

O Anuário apresenta a evolução dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento - cláusula de P&D - por concessionário e do programa de recursos humanos para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis (PRH-ANP).

Também podem ser consultados dados sobre a evolução da capacidade de refino, produção de derivados de petróleo e preços médios ponderados de produtores e importadores de gasolina A, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação, óleo combustível. O Anuário divulga a quantidade e a extensão dos dutos em operação, capacidade de armazenamento dos terminais e a importação e exportação de petróleo e de derivados.

Nos dados de comercialização, estão listadas as bases de distribuição de combustíveis, as vendas nacionais de derivados e participação das distribuidoras nas vendas, a quantidade de postos revendedores de combustíveis automotivos e transportadores-revendedores-retalhistas (TRRs) por unidade da federação e os preços médios dos combustíveis.

Na seção dedicada aos biocombustíveis estão disponíveis a produção de etanol anidro e hidratado e os dados de vendas pelas distribuidoras e de exportação do produto. A capacidade nominal, produção e consumo de biodiesel também podem ser consultados. O Anuário mostra ainda os resultados de todas as rodadas de licitações realizadas pela ANP (1999-2008) e as Resoluções da ANP de 2010.

Fonte: Guia Offshore

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir