9 regras de ouro para construir um bom networking na indústria do Petróleo.


1. Tenha uma estratégia

Eu coloquei essa como primeira, pois realmente deve ser o primeiro item a ser observado e pensado antes de montar sua rede de contato. Sempre que me perguntam sobre isso, eu friso a importância de se ter uma estratégia. Por que isso? Porque sem estratégia você vai ficar perdido e não vai saber quem procurar, conversar e etc. E vai acabar no grande erro de muitos no networking: atirar pra todos os lados. Quando eu falo em estratégia, não digo que você tem que ter certeza absoluta do que você quer para sua carreira, que vai ser aquilo que você vai fazer. Mas é ter um objetivo, um norte, mesmo que mais tarde você perceba que não é aquilo que você quer, porém você precisa de um target inicial, senão, não sai do lugar.

2. Seja útil para as pessoas
O Fato de ser útil para as pessoas ajuda no networking pois as pessoas verão o quanto você é prestativo e que podem contar com você. Naturalmente, elas farão o mesmo por você. Um exemplo prático disso é na faculdade. Sempre tem aquela pessoa que traz uma informação importante, seja um evento, uma vaga, uma notícia e etc. Você pode ter certeza que com o tempo, as pessoas estarão fazendo o mesmo por você, sendo lembrado por elas. Quando elas souberem de algo, elas também irão te falar.


3. Seja uma referência
Quando eu falo em referência não digo que você tem que ser o top dos tops em alguma coisa, um Phd naquele assunto. Tornar-se referência tem muito a ver com o que falei acima, em ser útil. Tornar-se uma referência pode ser uma conseqüência por ser útil. Quando você é útil para seus colegas de profissão ou faculdade em determinado assunto, você acaba tornando-se uma referência naquilo. As pessoas sempre lembrarão de você quando pensarem nesse assunto. Mais uma vez, um exemplo prático disso, são as informações importantes que você traz para sua turma. Quando seus colegas de turma quiserem saber de algo, irão até você. No trabalho, um exemplo seria um conhecimento técnico que você domine. Quando elas precisarem de uma orientação/ajuda no assunto, vão te procurar.


4. Tenha perfis em redes sociais
Não ter perfil em redes sociais não quer dizer que você não consiga ter um bom networking, porém, no mercado de trabalho atual, onde as empresas cada vez mais estão buscando profissionais na internet, não ter perfil em redes sociais é estar deixando de aproveitar diversas oportunidades que você teria se estivesse ” aparecendo para os recrutadores” . Eu falo isso pois uma vez fui num Congresso sobre Mão de Obra para a Indústria de Petróleo e Gás e um CEO de uma grande empresa de recrutamento do setor estava reclamando que os profissionais de funções importantes como Sondadores, Toolpusher, DPO e etc eram raros e difíceis de achar. Por que? O que acontece é que muitos desses profissionais são bem experientes, mais velhos e que não se preocupam com essas coisas. Porém, se fossem, talvez poderiam aproveitar ótimas oportunidades.


5. Esteja antenado nas atividades da sua área de atuação

Estar antenado com sua área de atuação é obrigação de todo profissional e estudante. Isso só trará benefícios pra você. Ajudará sua carreira, pois você sempre estará por dentro dos investimentos e informações do setor, Ajudará você a ser útil aos seus colegas e conseqüentemente podendo ser uma referencia em seu meio. Quando você é uma pessoa antenada, você tem argumentos e assuntos para conversar com seus pares, o que é muito importante, tendo em vista que em nossa indústria, os eventos são constantes e muito bons para fazer seu networking.


6. Ganhe a credibilidade/ confiança de pessoas chaves
Esse é um ponto crucial na conquista de uma boa rede de relacionamentos, e para conquistar coisas importantes, como uma vaga por exemplo. Quando você ganha a credibilidade de pessoas que tem certo poder de decisão, tudo fica mais fácil. Pois essa pessoa pode te ajudar ou te apresentar com boas recomendações para outras pessoas que podem ter o mesmo poder de decisão, ou até mais, e isso no final de tudo, pode resultar num emprego ou numa promoção, no caso de pessoas que já estejam empregadas.


7. Não se faça de coitado
Eis o grande erro que comentei acima. Muitas pessoas, nessa área de Petróleo, infelizmente, acabam fazendo isso, pensando que pode dar algum efeito. Elas acham que pelo fato de contar uma história triste podem conseguir um emprego. Não estou sendo insensível. Só estou tentando mostrar que você só estará sendo mais um que conta uma história triste que não consegue entrar na área, que está desempregado e etc. Essas histórias até comovem de certa forma, e podem ajudá-lo, ao vivo, porém, esse tipo de assunto por e-mail acaba sendo maçante e repetitivo. O mais importante não é mostrar o quao coitado voce é e sim o que voce tem feito e o que já fez para conseguir chegar lá.


8. Seja uma pessoa de visão
Ser uma pessoa de visão é ser um profissional que pensa a longo prazo, que sabe o que quer, conhece onde está pisando. Quando você é um profissional desse tipo, as pessoas te veem de forma diferente. Você torna-se uma pessoa que tem sua visão respeitada, uma pessoa que sabe o que quer. No trabalho offshore por exemplo, quando você é um profissional desse tipo, você sai na frente de muita gente, pois tem muitos profissionais que ficam estagnados porque não pensam lá na frente, onde podem chegar, o que podem fazer para chegar lá.


9. Mostre-se diferente
Ser diferente nada mais é do que seguir todas essas regras que eu citei acima. Pois com isso você estará se destacando da maioria, e estará fazendo a diferença, chamando a atenção para você. Se você for ver hoje, tanto nas universidades e cursos, e até mesmo no mercado de trabalho, 95% das pessoas são aquelas que só fazem a média, fazem o básico como alunos e profissionais. Seja os 5% que procuram fazer a diferença, dão aquele algo a mais que faz a diferença, são pessoas que não se acomodam e buscam sempre estar melhorando.


CONCLUSÃO
Networking é um tema que está sempre em voga no mercado de trabalho, principalmente na indústria do Petróleo, onde o Q.I. é fundamental. Se você for procurar na internet, existem diversos sites que falam sobre isso, e todos sempre falando basicamente sobre as mesmas coisas. Alguns tópicos que eu falei aqui, talvez, também nao seja novidade para ninguém, mas eu tentei trazer outros que muitos não prestam atenção e que fazem uma boa diferença.

Esse artigo nada mais é do que uma compilação de assuntos que julgo ser importante para se construir um bom networking, seja por observações como também por experiência própria, na construção da minha rede de contatos.

Fonte: Tecnopeg
Por: Vitor Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir