Acidentes em plataformas de petróleo crescem 40% em um ano

Ainda sem um plano nacional de contingência de segurança, o número de acidentes em plataformas de petróleo no Brasil vem aumentando nos últimos anos.

Só em 2010, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) registrou 375 incidentes de segurança operacional, uma alta de 40% em relação ao que fora observado em 2009.

Esse avanço é atribuído principalmente à maior rigidez da fiscalização e ao aumento das atividades ligadas ao petróleo no país. Antes de 2009, as empresas seguiam critérios próprios para classificar um incidente e comunicá-lo à agência reguladora.

E, como o crescimento da indústria petrolífera no país, as empresas passaram a terceirizar mais atividades para cumprir os cronogramas, fazendo com que a capacitação de trabalhadores deixasse a desejar em alguns pontos.
“É preciso treinamento, a capacitação é um elemento fundamental”, diz o gerente de meio ambiente do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), Carlos Henrique Mendes.

Nos últimos 12 meses, a agência observou 692 situações irregulares relativas à segurança. Com isso, foram dez plataformas interditadas e R$ 12 milhões em multas.

Do total de incidentes registrados em 2010, 10% tiveram mortos ou feridos com gravidade; foram constatadas três mortes em plataformas em operação. As punições geraram multas de R$ 3,3 milhões em 2010. “A atividade de perfuração em 2010 aumentou muito, e a fiscalização está atenta”, diz Carlos Cabral, especialista em regulação da ANP. A agência sustenta que o desempenho de segurança do Brasil supera o de países como EUA e Noruega.

A ANP classifica como incidente qualquer evento indesejado que tenha colocado em risco os trabalhadores ou o ambiente. As informações são do Estado de S. Paulo.

Fonte: Tribuna da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir