Centro da Halliburton será único

O centro de pesquisa na Halliburton na ilha do Fundão será diferente de todos os outros da companhia no mundo, pois terá como foco os ativos da Petrobras, com ênfase nos campos do pré-sal e nos campos maduros. “Vai ser o primeiro centro da Halliburton com foco no pré-sal”, adiantou o Diretor do Centro, Jacob Thomas.


A unidade começará a operar em um ano, dando prosseguimento a projetos de desenvolvimento firmados com a Petrobras há pelo menos dois anos em áreas, como avaliação de formação, monitoramento de reservatório, planejamento de perfuração e construção e completação de poço.


Jacob afirmou que existem conversas em andamento com a Petrobras para incluir novas linhas de pesquisa na carteira do centro. “Estamos constantemente agregando novas ideias, conceitos e projetos para atender as necessidades da Petrobras”, destacou.


Para o gerente Executivo do Pré-sal, José Formigli, a Halliburton poderá contribuir muito no desenvolvimento do conhecimento sobre o reservatório carbonático do tipo microbiolito, que é peculiar no mundo. “Até hoje na indústria não tinha tido descobertas comerciais na escala que tivemos aqui”, salientou.


Entre as áreas críticas para a Petrobras que poderão ser desenvolvidas pela Halliburton no futuro centro de pesquisa está a cimentação de poços, em função da presença do CO2 no gás do pré-sal. “Esse CO2 precisa ser muito bem trabalhado na sua interação com a pasta de cimento que isola as camadas produtoras e o revestimento”, disse Formigli.


Outra frente prioritária para a Petrobras para desenvolvimento local é a estimulação de poços no pré-sal, que requerem um tratamento especial de acidificação. O objetivo é encontrar o método de estimulação que garanta a maior produtividade entre a estimulação direta por acidificação ou fraturamento.


Formigli também destacou a oportunidade para desenvolver a caracterização dos microbiolitos do reservatório do pré-sal, através da interpretação da sísmica junto com dados do poço de perfis e testemunhos de rocha. “Os perfis serão calibrados e extrapolados para a uma visão do reservatório como um todo pela sísmica”, antecipou.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir