Greenpeace protesta novamente


Manifestantes do Greenpeace invadiram nesta quarta-feira (31/8) a sede da OGX no Rio de Janeiro para protestar contra a presença da petroleira na exploração de petróleo na região do Parque de Abrolhos. Os ativistas solicitam que a petroleira assine uma moratória de 20 anos se comprometendo a não explorar petróleo e gás em uma área 93 mil km² delimitada pela ONG, que inclui os blocos BM-ES-37, BM-ES-38, BM-ES-21, BM-ES-26 e BM-ES-28, na Bacia do Espírito Santo. A Polícia Militar foi chamada e houve um princípio de tumulto na tentativa de retirar os manifestantes.

O diretor de Campanha de Greenpeace, Sérgio Brito, que coordenou a manifestação, afirmou que os blocos da OGX estão incluídos na área de proteção de 50 km a partir do banco de corais de Abrolhos. A empresa, em carta enviada ao Greenpeace, argumenta que as áreas ficam 150 km ao sul do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, não oferecendo riscos ao parque, e que está comprometida com a proteção da biodiversidade brasileira, apoiando, inclusive, unidades de conservação.


O Greenpeace havia enviado uma carta a dez empresas com participação em blocos da região, pedindo a interrupção das atividades, mas só obteve resposta de Petrobras, Shell e Sonangol. Vale, Perenco, OGX, Repsol Sinopec, Vipetro, Cowan e HRT não se manifestaram. Ontem, ativistas da organização já haviam feito um protesto em frente à sede da Perenco contra a exploração de petróleo no arquipélago.


Em 2010, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região cassou uma liminar obtida pelo Ministério Público da Bahia contra a atividade na região do arquipélago, permitindo que empresas explorassem petróleo em um raio de 50 km do conjunto de ilhas.


A OGX detém concessão nos blocos BM-ES-37 e BM-S-38, ambos em parceria com a Perenco.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir