Módulos dos replicantes vão ao mercado


A Petrobras deve lançar no próximo mês licitação para contratação da construção e integração dos módulos dos oito FPSOs replicantes que vão operar nos blocos BM-S-9 e BM-S-11, no cluster do pré-sal da Bacia de Santos. A informação foi dada nesta segunda-feira (1/8) pelo diretor de Serviços e presidente em exercício da empresa, Renato Duque. Exceto os módulos para remoção de CO2, todos os demais serão idênticos, apesar de haver variações nas características em diferentes áreas do pré-sal.


A concorrência foi dividida pela Petrobras em cinco pacotes e as plataformas terão capacidade para produzir 150 mil bpd de óleo. As duas primeiras unidades a entrar em operação, os FPSOs P-66 e P-67, devem produzir o primeiro óleo em 2015. A Petrobras vai fornecer seis itens, que serão comprados separdamente: turbogeradores, conjuntos de compressores, conjuntos de permutadores, guindastes offshore, sistemas de tocha e sistemas de remoção de CO2.


O primeiro pacote inclui os módulos para os sistemas de flare, remoção de CO2, remoção de sulfato, injeção de água e utilidades, automação e elétrico. No pacote dois estão os módulos de gás combustível e desidratação. Os módulos de injeção de CO2, exportação de gás, compressão e vapor fazem parte do pacote três. O sistema para processamento de óleo e tratamento de água produzida e os módulos de geração farão parte dos pacotes quatro e cinco.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir