Tecnologia flexível é comprovada em campo da GE Oil & Gas ajuda a OGX a desenvolver campos de petróleo off-shore no Brasil

A OGX Petróleo e Gás Ltda. assinou contrato de longo prazo com a GE Oil & Gas Brasil para fornecimento de equipamentos de perfuração e produção para três plataformas fixas de produção off-shore, a serem implantadas nos campos de óleo e gás de Waimea e Waikiki, na Bacia de Campos, na costa do Brasil, onde a OGX planeja perfurar um número significativo de poços de produção nos próximos quatro anos.

Com valor total estimado de US$230 milhões durante os próximos 4 anos, dos quais US$32 milhões em ordens formais já foram assinadas, este é maior contrato já assinado entre a GE Oil & Gas e a OGX, sendo o primeiro envolvendo fornecimento de equipamentos específicos para o desenvolvimento de projetos na fase de produção.

Como parte fundamental do acordo, a GE fornecerá estruturas submarinas para gabarito de perfuração de poços (“templates” submarinos) e sistemas de reconexão com plataformas fixas, o que permitirá que a OGX tenha total flexibilidade entre os poços pré-perfurados com sondas semissubmersíveis, e poços perfurados diretamente das plataformas fixas. Este recurso ajudará a OGX a aumentar a produção inicial dos campos de Waimea e Waikiki, maximizando o uso dos poços pré-perfurados. Essa solução tecnológica da GE foi testada e instalada com sucesso em campo, em projetos semelhantes na África Ocidental.

"Nosso objetivo era encontrar uma solução de tecnologia viável que nos desse o máximo de flexibilidade no desenvolvimento dos campos de Waimea e Waikiki, e a GE foi capaz de superar este desafio", disse Reinaldo Belotti, Diretor de Produção da OGX. "Estamos confiantes de que o apoio contínuo da GE e entregas de acordo com o nosso cronograma operacional serão um fator importante no sucesso em longo prazo deste projeto", reforçou Belotti.

Os campos de Waimea e Waikiki estão localizados a 60 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em profundidades que variam entre 120 e 140 metros.

A GE Oil & Gas está comprometida com a obtenção de 80% de conteúdo local no cumprimento do contrato, sendo que a maior parte dos equipamentos submarinos será fabricadas nas instalações da GE em Jandira-SP e Macaé-RJ, no Brasil. Os equipamentos de superfície serão parcialmente fornecidos pela unidade da GE em Houston, no Texas. Os embarques começarão no primeiro trimestre de 2012 e continuarão até o final de 2015.

"Esta é uma vitória estratégica para a GE Oil & Gas no Brasil, resultante de 13 meses de excelente trabalho de equipe entre diversas unidades de negócio da GE Oil & Gas e a OGX", disse Calixto Deberaldini, Gerente de Vendas da GE O & G no Brasil. "O acordo reforça nosso forte relacionamento existente com a OGX, que é um dos nossos mais importantes clientes globais", enfatizou Fernando Martins, a vice-presidente para América Latina da GE Oil & Gas.

Este último acordo com a OGX reforça o papel da GE como um fornecedor líder de sistemas submarinos de perfuração para as operadoras off-shore no Brasil. Desde 2007, o negócio de perfuração e produção da GE forneceu mais de 300 sistemas de cabeça de poço submarino para 15 operadores diferentes para projetos off-shore no Brasil.

A GE também anunciou planos para investir US $ 500 milhões na expansão de suas operações no país, incluindo o estabelecimento de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento multidisciplinar no Rio de Janeiro. Entre as áreas de foco para o novo centro estarão tecnologias avançadas para o setor de petróleo e gás. Além disso, a recente aquisição da GE da Wellstream, um produtor líder de equipamentos de tubo flexível, amplia significativamente as capacidades da GE para atender o mercado off- shore brasileiro.

A OGX é responsável pela maior campanha exploratória do setor privado no Brasil. Desde a sua criação, em junho de 2007, a OGX estabeleceu uma posição de liderança na exploração brasileira de petróleo e gás natural e no setor produtivo, através da aquisição de um portfólio diversificado composto por 35 blocos exploratórios - 22 off-shore e 13 em terra.

Fonte: i n s i g h t n e t . c o m . b r

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir